Sérgio Moro apresenta aula magna sobre corrupção sistêmica

IMG_7133O UniBrasil Centro Universitário recebeu na noite de ontem (24), a presença do Juiz Federal Sérgio Fernando Moro. O convidado apresentou a aula magna sobre o tema: “Corrupção Sistêmica”, voltada para os acadêmicos do curso Direito. Realizado no auditório Cordeiro Clève, o evento contou com a participação do presidente do Complexo de Ensino Superior do Brasil, professor Clèmerson Merlin Clève, do reitor da Instituição professor Sérgio Ferraz de Lima, da pró-reitora de graduação, professora Lilian Ferrari e do pró-reitor de pós-graduação, pesquisa, extensão e assuntos comunitários, professor Valter Fernandes da Cunha Filha, e , além de autoridades, coordenadores e professores. O evento também foi transmitido pela página do UniBrasil no Facebook.

A assessora da presidência, professora Wanda Camargo, foi a responsável em apresentar oIMG_6977 convidado. Durante o discurso, Wanda destacou o trabalho do Juiz na operação Lava Jato, que busca investigar crimes de corrupção na Petrobrás. “Sua atuação na operação lava jato tem proporcionado a ele e a equipe uma inesperada visibilidade nacional. Grande parte do país o apoia, com a mesma intensidade com que os indiciados e seus aliados o atacam”, destaca.

Segundo o coordenIMG_7155ador geral do curso de Direito do UniBrasil, professor Marcos Antônio Berberi, o Juiz Sérgio Moro é uma personalidade de influência absoluta no cenário político nacional, como também internacional. “É preciso ouvir o que ele tem a dizer. A vinda dele, é uma vinda para esclarecer e deixar transparência como funcionam as coisas dentro da operação lava jato. Para os acadêmicos é um ganho extraordinário”. Além de Juiz Federal, Moro é professor adjunto de Direito processual penal da Universidade Federal do Paraná (UFPR).


Para o convidado, a ideia do evento foi abordar com os acadêmicos questões jurídicas controvertidas envolvidas nas temáticas jurídicas, como as colaborações, prisões e competência. Segundo o Juiz, o contato com os estudantes de Direito é uma maneira de oportunizar os acadêmicos em ouvir e conhecer o funcionamento dos processos. “Às vezes existe uma distância entre a vida acadêmica e a vida prática dos processos, então é sempre importante para os acadêmicos ouvir e conhecer IMG_7163quem trabalha especificamente com esses casos e processos, é sempre oportuno ouvir pessoas de fora”. Durante a exposição, o Juiz falou sobre como iniciou o processo de investigação na operação lava jato e abordou ainda sobre o impacto que a corrupção provoca na confiança da sociedade. No final Moro finalizou, apresentando sobre as dez medidas contra a corrupção propostas pelo Ministério Público Federal (MPF), cujo projeto de lei já tramita no Congresso. Após a exposição o Juiz responder questão escolhidas pela plateia e pelo público que assistia online.

Posted in DIREITO, ESCOLA DE DIREITO, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *