CPA

Breadcrumb trail

Comissão Própria de Avaliação – CPA

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi instituído pela Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004, com o objetivo de assegurar o processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes. O SINAES prevê a criação de Comissões Próprias de Avaliação (CPA) com o objetivo de realizar a autoavaliação nas instituições de ensino superior (IES).

A avaliação no UniBrasil é entendida como um instrumento fundamental de gestão que possibilita corrigir equívocos, planejar ações e encaminhamentos, mensurar resultados e rendimentos e monitorar a qualidade do trabalho desenvolvido em sala de aula para garantir aprendizagem mais adequada aos alunos.

O sistema de Avaliação Institucional do UniBrasil é dividido em quatro módulos da seguinte maneira:

Módulo I – Avaliação por parte do corpo discente da Instituição sobre o corpo docente.
Módulo II – Avaliação por parte do corpo docente da Instituição sobre as turmas, coordenação de cursos e infraestrutura. Além das atividades de ensino, pesquisa e extensão que participam.
Módulo III – Avaliação por intermédio de variáveis e indicadores acadêmicos qualitativos e quantitativos, obtidos via sistema de dados e informações da Secretaria Geral, Pró-Reitoria de Graduação e Coordenação dos cursos.
Módulo IV – Avaliação por intermédio de variáveis e indicadores de desempenho global da Instituição, obtidos via sistema de dados e informações da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração, Reitoria e Secretaria Geral.

A Comissão Própria de Avaliação do UniBrasil, criada em 2004, desenvolve o assessoramento e acompanhamento da execução da política de avaliação institucional, observada a legislação pertinente. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi designada pela Portaria 26/2015 – REITORIA e conta com a seguinte composição:

Composição da CPA

Presidente CPA | Representante Docente: Titular – Mary Lane Hutner

Representante Docente: Suplente – Eduardo Bolicenha Simm

Representante Técnico-Administrativo: Titular – Dianina Medeiros

Representante Técnico-Administrativo: Suplente – Luciano Gomes Tissot

Representante Discente: Titular – Gessica Nayara de Souza

Representante Discente: Suplente – Jose Moacir de Quadros Junior

Representante da Sociedade Civil: Titular – Silmara Portulhak