“Um dia no UniBrasil”: alunos são recepcionados na Instituição

O UniBrasil Centro Universitário promoveu na manhã daimg_3836 última sexta-feira (16), o projeto “Um Dia no UniBrasil”. Diferente de uma feira de profissões, a intenção é aproximar os alunos do ensino médio ao ambiente acadêmico antes do ingresso na universidade. Ao todo, foram mais de mil e duzentos alunos de 23 escolas que lotaram as 46 oficinas oferecidas.  O objetivo foi auxiliar na escolha da carreira, oportunizando uma experiência direta com as diferentes áreas.

img_8265Ao chegar, os estudantes foram recepcionados por uma equipe no ginásio de esportes e direcionados às suas respectivas oficinas, divididas entre as seis escolas do saber: Comunicação, Arquitetura e Design, Direito, Educação e Humanidades, Engenharias, Negócios e Saúde.  

A aluna Rynara de Oliveira, do Colégio Novo Eden, está em dúvida entre dois cursos distantes, o curso de Biomedicina ou Arquitetura e Urbanismo. “Eu gostei das oficinas que eu fui, achei legal. Dá uma luz e incentiva em pensar no que vamos fazer”, conta Rynara. A outra aluna do ensino médio, Taís Massuquetto, do Colégio Estadual Vila Macedo, que pretende cursar Direito comenta. “ É a miimg_8433nha primeira vez no UniBrasil, é uma iniciativa muito boa, ótimo para os alunos que ainda estão indecisos, porque você precisa estar certo, pois é uma decisão muito grande”, conta Taís.

O Evento 

img_8456Além das oficinas, diversos setores também foram mobilizados para receber e orientar os futuros universitários como o de Financiamento Estudantil, para as opções de financiamento ofertadas pelo UniBrasil, e o de Vestibular, com o fornecimento de informações, esclarecimento de dúvidas e inscrições gratuitas aos participantes do evento. Outro atrativo foi o uso da hashtag “#UmdianoUniBrasil” nas redes sociais, possibilitando a impressão da foto na hora.

Durante o Um dia no UniBrasil, os alunos demonstraram bastante interesse por todas as áreas e ficaram impressionados com a estrutura do UniBrasil, que ofereceu as informações a toda a comunidade com apoio e participação de dirigentes, coordenadores, professores, alunos e funcionários.

Escola de Comunicação, Arquitetura e Design

Professores de Design realizaram três oficinas: “Fotografia Criativa”, “Do mundo bi ao tridimensiimg_8321onal – Modelos” e “Design de Superfície – Estampas”. O curso de Jornalismo marcou presença no evento oferecendo as oficinas de “Vídeojornalismo para a internet” e “Storytelling – como contar a história dos outros”.  Quem participou das oficinas oferecidas pelo curso de Publicidade e Propaganda puderam conhecer as “Produções de GIFS” e “Stêncil”. Já o curso de Arquitetura e Urbanismo apresentou a oficina “Desenho a mão livre – Arquiteto Oscar Niemayer”.

Escola de Direitoimg_3848

O curso de Direito realizou o Júri Simulado, onde os acadêmicos atuaram tanto na acusação quanto na defesa de um caso já julgado pelo Tribunal do Júri.

Escola de Educação e Humanidades

img_8389O curso de Pedagogia ofereceu oficinas de “Ciência divertida, possibilidades práticas para o ensino de ciências” e “Inovações tecnológicas na construção de jogos matemáticos”. Em ambas, os alunos puderam acompanhar, na prática, um pouco do que vive o profissional de Pedagogia, bem como o uso da tecnologia no aprendizado e suas funções diante da sociedade. O curso de Serviço Social realizou a oficina “Redução da Maioridade penal: afinal, do que estamos falando?”

Escola de Engenharias

A Escola de Engenharias ofereceu oficinas nos quatro cursos da Escola. As oficinas “Topografia na engenharia” e “Tempo de pega do cimento”, do curso de Engenharia Civil.  O curso de Engenharia Elétrica realizou as oficinas: “img_8290Drones na prática” e “Software de simulação de circuitos eletrônicos”. Os interessados em vivenciar a Engenharia Mecânica participaram das oficinas “Oficina de injeção eletrônica”, “Desmontagem e montagem de motor FIAT” e “Oficina de escoamentos da indústria de petróleo e gás”. Já o curso de Engenharia de Produção, foi ofertado à oficina de “Dinâmica de produção”.

Escola de Negócios

img_8394A Escola de Negócios ofertou cinco oficinas. O curso de Administração trouxe as oficinas “Oficina de empreendedorismo” e “Oficina de Elaboração de Currículos”. O curso de Ciências Contábeis trouxe a oficina “Educação Financeira”. O curso de Sistemas de Informação ofertou as oficinas de “O universo do desenvolvimento de aplicativos para celulares” e “Como obter lucro desenvolvendo minha própria página de Internet”.

Escola de Saúde

img_8300O curso de Enfermagem da Escola de Saúde desenvolveu a oficina: “Demonstração de curativo em pata de porco”. Em Biomedicina, os estudantes do ensino médio tiveram a oportunidade de participar da oficina: “Manipulando a molécula da hereditariedade: O DNA”, “Análises Sanguíneas” e “Perícia Criminal: análise forense”. O curso de Farmácia ofertou três oficinas: “Identificação de Reações”, “Produção de Cremes” e “Titulação – escala de pH”. Já o curso de Fisioterapia, ofertou ao todo 4 oficinas: “Fisioterapia respiratória”, “Fisioterapia Traumato-ortopédica – PILATES”, “Fisioterapia Esportiva” e “Fisioterapia em Terapia Intensiva”. O curso de Nutrição ministrou a oficina “Teste Sensorial de Produtos de Reconhecimento de Aromas”, “Chás medicinais” e “Avaliação de composição corporal”. O curso de Psicologia trouxe “Experimentando-me Psicólogo (a) ”, “Orientação Profissional” e “Quão estressado (a) eu estou? ”. Por fim, o curso de Educação Física com as oficinas “Palestra sobre qualidade de vida”, “Recreação” e “Ginástica maluca”.

img_8315

Com a ajuda de alunos, coordenadores, professores e funcionários o UniBrasil proporcionou aos estudantes uma experiência de contato com a realidade das diferentes profissões, bem como auxiliar no processo de escolha da carreira e da futura profissão.

Confira aqui  mais fotos do evento!

Posted in ESCOLA DE COMUNICAÇÃO, ESCOLA DE DIREITO, ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES, ESCOLA DE ENGENHARIAS, ESCOLA DE NEGÓCIOS, ESCOLA DE SAÚDE, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *