UniBrasil inaugura especialização em Fisioterapia do Trauma

Na sua essência, a Fisioterapia é uma ciência da saúde que estuda, previne e trata os distúrbios de movimentos e a função de órgãos e sistemas do corpo humano ocasionados por alterações genéticas, traumas e doenças adquiridas. E o trauma, de moderada ou alta gravidade, é um dos problemas que tem crescido em significância epidemiológica em todo o mundo. As principais causas – acidentes automobilísticos e violência urbana – são constantes tanto nos países desenvolvidos como nos em desenvolvimento. Além das anteriormente citadas, acidentes de trabalho e domésticos são responsáveis pela maior parte dos episódios de trauma com custos imensuráveis para o tratamento das vítimas e com sequelas frequentes que impedem a plena recuperação funcional, sendo necessário suporte de uma equipe especializada de saúde por décadas. É neste contexto que o UniBrasil Centro Universitário inicia a Especialização em Fisioterapia do Trauma.

“Como em qualquer área do conhecimento, a especialização capacita o  profissional a tomada de decisões com eficácia e eficiência. Nas fases de atendimento pré-hospitalar e de UTI, as decisões devem garantir a preservação da vida, a prevenção de danos subsequentes. Já na fase de internação hospitalar, além de se evitar complicações como infecções pulmonares e desenvolvimento de úlceras de pressão, a fisioterapia deve explorar ao máximo a recuperação das funções para realização de atividades de vida diária do indivíduo. No período pós-hospitalar, o objetivo maior é recuperar o máximo de função dos sistemas acometidos, para que o indivíduo retorne à suas atividades prévias ao trauma”, explica o coordenador do curso, Julio Romani.

Voltada aos profissionais fisioterapeutas, o curso chega ao UniBrasil para completar os estudos ligados à área da saúde. A especialização tem duração de 426 horas e será ministrada ao longo de 18 meses, com dois encontros semanais e, em média, três semanas por mês. As aulas acontecerão sempre às sextas-feiras, das 19h às 22h30 e aos sábados das 08h às 17h.


Principais abordagens:
Atendimento de Urgência e Emergência;
Biomecânica e cinesiologia;
Semiologia Funcional Neuro-Músculo-Esquelética, Pulmonar e Vascular;
Rotinas Hospitalares e Ambulatoriais;
Intervenção Fisioterapêutica nas Disfunções Neurais Periféricas e Centrais Pós Trauma;
Intervenção Fisioterapêutica nas Disfunções Músculo-Esqueléticas Pós Trauma;
Intervenção Fisioterapêutica nas Disfunções Vasculares Pós Trauma;
Intervenção Fisioterapêutica nas Disfunções Tóraco-Abdominais Pós Trauma;
Exames Complementares de Imagem e Laboratoriais;
Readaptação e Reabilitação sócio-laboral;
Princípios de Cirurgia do Trauma (Torácica, Abdominal e Ortopédica).

 Mais informações: http://www.unibrasil.com.br/site-pos/

Posted in ESCOLA DE SAÚDE, FISIOTERAPIA, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS, PÓS GRADUAÇÃO and tagged , , , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *