UniBrasil nas Escolas no Internato do Colégio Estadual Newton Freire Maia

 

Na noite de 20 de junho, a convite da coordenação pedagógica, a professora Wanda Camargo e a assistente social Ana Roseli Pedroso estiveram em atividade pedagógica com os estudantes do Internato do Colégio Estadual Newton Freire Maia.
A professora Wanda falou aos internos sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o que provocou muitas perguntas dos estudantes, que demostraram interesse no acesso aos cursos superiores, principalmente aqueles mais inovadores, prática a que estão acostumados dentro da instituição em que estudam e residem.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Instalado na estrada da Graciosa, o Colégio tem ênfase na educação ambiental com práticas agrícolas sustentáveis; promovendo o cultivo livre de agrotóxicos, com sustentabilidade e com o mínimo de impacto ambiental e promovendo a adaptação dos alunos ao manejo dos animais.

Após a palestra um sorteio foi realizado, e as duas representantes do UniBrasil foram presenteadas com belas cestas de verduras, plantadas e colhidas pelos próprios estudantes. Os alunos cuidam especialmente da horta, pois é a base de sua alimentação no dia a dia, e a mantem dentro dos princípios da sustentabilidade, pois aquilo que tradicionalmente se considera uma erva daninha serve de alimentação às pragas, e também é refúgio para predadores que evitam o uso de veneno e impedem que insetos ataquem as hortaliças.

O nome do Colégio é uma homenagem a Newton Freire Maia, falecido em 2003, que foi um professor e geneticista brasileiro, tendo lecionado na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Colégio Estadual Newton Freire Maia

Instalado em Pinhais, o Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia tem possibilitado que centenas de alunos adquiram formação profissional com foco na valorização da agricultura familiar e na melhoria da qualidade de vida de diversas comunidades.

Com proposta diferenciada por ser o único Centro Estadual de Educação Profissional e Colégio Agrícola do Estado dentro de uma área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Iraí, oferta cursos de formação técnica com foco na questão ambiental e melhoria da qualidade de vida das comunidades em que vivem os alunos matriculados.

O aluno tem à disposição a Escola-Fazenda, onde aprende técnicas de plantio, preparo, conservação e manejo do solo, cultivo de lavouras e criação de animais. O estudante passa a compreender que a agroecologia faz parte de um todo, onde plantas e animais tem relação direta para o equilíbrio ambiental. Os alunos contam com quatro laboratórios de análises químicas, físicas e biológicas, três laboratórios de informática, dois auditórios, duas cozinhas e dois refeitórios. Para os estudantes em regime de internato, há lavanderia, alojamentos, sala de estudos e seis refeições diárias. Como atividade extracurricular, os alunos podem fazer aulas de equitação e assistir a palestras que complementam sua formação.

 

 

 

Posted in NOTÍCIAS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *