UniBrasil recebe encontro de grêmios estudantis da Regional Metropolitana Norte

Na tarde de hoje (31), o Núcleo Regional de Educação da área metropolitana norte, que atende 14 municípios de Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Cerro Azul, Campo Magro, Colombo, Doutor Ulysses, Itaperuçu, Pinhais, Piraquara, Rio Branco do Sul, Quatro Barras e Tunas do Paraná, realizou o encontro de estudantes pertencentes – ou postulantes aos grêmios estudantis de suas escolas.

A professora Wanda Camargo foi convidada a realizar a palestra de abertura do evento, discorrendo sobre os grêmios e suas características, bem como importância histórica. “Grêmios são organizações sem fins lucrativos que representam o interesse dos estudantes, tendo fins sociais, cívicos, culturais, educacionais, desportivos e também políticos”.

Tanto a Secretaria de Estado da Educação quanto seus núcleos regionais entendem que a representação estudantil deve ser estimulada, pois colabora fortemente para com o processo de democratização escolar.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ainda segundo a palestrante, “falar sobre os Grêmios Estudantis e sediar este encontro foi um prazer para o UniBrasil, não apenas pela ajuda a uma entidade parceira, mas principalmente porque os grêmios compõem uma das mais melhores tradições juvenis”.

Em seguida, Edson Luiz Lau Filho, da Assessoria Especial para Assuntos de Políticas Públicas para a Juventude (AEJ), órgão governamental que tem por objetivo articular e garantir os programas e projetos destinados ao público jovem paranaense, reforçou sobre a formação de lideranças. “Os grêmios Estudantis cumpriram sempre um importante papel na formação e no desenvolvimento cultural e esportivo da nossa juventude”.

Em 1985, por ato do Poder Legislativo, o funcionamento dos Grêmios Estudantis ficou assegurado pela Lei n. 7.398, como entidades autônomas de representação dos estudantes.

Presentes também vários diretores, pedagogos e professores dos diversos colégios da região, e Ângelo Marco Mortella, assistente técnico que representou Roni Miranda Vieira, chefe do Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Norte

Texto: Wanda Camargo

Posted in GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS and tagged , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *