Conheça a profissão Farmacêutico

A dúvida sobre qual curso escolher é a mais frequente do estudante quando ele está prestes a sair do ensino médio ou quando resolve cursar o ensino superior. Mas a indecisão não para por aí, pois depois de cursar a faculdade desejada, é preciso descobrir qual área te agrada mais. Afinal, depois de estudar tantos assuntos é possível escolher qual carreira seguir.

Segundo o Conselho Federal de Farmácia, as especialidades farmacêuticas são agrupadas 10 linhas de atuação: alimentos; análises clínico-laboratoriais; educação; farmácia; farmácia hospitalar e clínica; farmácia industrial; gestão; práticas integrativas e complementares; saúde pública e toxicologia. No conteúdo de hoje, vamos falar sobre a profissão do Farmacêutico Bioquímico, especialidade que atua na área de análises clínicas.

O profissional formado no curso de Farmácia é um  Farmacêutico generalista com formação em diversas áreas de atuação, podendo ser responsável pela produção de medicamentos , vacinas, cosméticos, saneantes  e alimentos  entre outros produtos  industriais assim como  na  dispensação, armazenamento ,  controle de medicamentos e a atenção farmacêutica  em farmácias e drogarias e também em farmácias de  manipulação , hospitalar e homeopática. Isto além dele ser também um  Farmacêutico Bioquímico como já comentamos  voltado para a área de análises clínicas , toxicológicas , controle de qualidade  e meio ambiente.

Atuação do Farmacêutico Bioquímico

A carreira do farmacêutico que trabalha com análises clínicas é bastante valorizada no mercado de trabalho, visto que a atuação também tem o objetivo de identificar doenças. Além de existir a constante necessidade de descobrir maneiras para tratar os mais variados problemas.

Para trabalhar nessa área é preciso que o profissional tenha aptidão para tarefas analíticas e uma grande capacidade de concentração. O profissional pode trabalhar em laboratórios de análises clínicas públicos ou particulares. O farmacêutico bioquímico vai atuar nas seguintes tarefas:

– Realização de exames toxicológicos e laboratoriais

– Gerenciamento de laboratórios;

– Análises de líquidos biológicos;

– Análises utilizando métodos em biologia molecular;

– Análises hematológicas;

– Promover análises nas áreas de micologia, microbiologia e parasitologia;

A atividade de análises clínicas também pode ser exercida por outros profissionais no mercado, como os biomédicos, o que causa uma certa confusão na identificação das profissões. E apesar de possuírem semelhanças, a Farmácia e a Bioquímica funcionam de formas distintas, por isso vamos falar sobre suas diferenças.

Farmácia e Bioquímica: entenda as diferenças

O profissional que se forma neste curso é denominado farmacêutico e tem diversas funções, como a produção de remédios, vacinas, cosméticos, entre outros produtos. Esta área é responsável pelo estudo dos medicamentos e o uso dos mesmos na sociedade. O profissional de Farmácia pode atuar em farmácias, hospitais e laboratórios. Além disso, pode se especializar em diferentes áreas, como a de Análises Clínicas.

Mas como se preparar para ser um Farmacêutico?

O curso tem duração de 4 anos e, ao ingressar, o estudante terá contato com as disciplinas básicas da saúde como Biologia, Anatomia e Fisiologia. O curso tem duração de 4 anos com o estágio em contra turno , com disciplinas ligada às áreas  de ciências biológicas , químicas , fisiológicas e médicas,  assim como às área tecnológicas. No Estágio Supervisionado da grade curricular do curso no UniBrasil o aluno tem a oportunidade de estagiar em várias áreas de atuação do farmacêutico, entre elas a clínica, hospitalar e de manipulação, análises clínicas e toxicológicas, e industrial.

Quer saber mais sobre o curso de Farmácia do UniBrasil e todas as oportunidades que ele oferece? Acesse o link.

 

Postado em BLOG, BLOG HOME DESTAQUE, BLOG PÁGINA DESTAQUE e tagged , , , , , , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *