
ODONTOLOGIA
Projeto Pedagógico
Projeto Pedagógico
O curso de Bacharelado em Odontologia do UniBrasil forma profissionais com sólidos conhecimentos técnicos, científicos e da realidade objetiva e concreta do meio social, com conhecimentos essenciais do desenvolvimento pleno de suas atividades como profissionais de saúde. Possibilitará ao aluno a atuação integrada com outros profissionais da saúde, trabalhando dentro dos princípios da filosofia preventiva e social e da ética, respeitando os princípios biológicos e técnicos e desenvolvendo a capacidade de liderança
- Respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
- Atuar em todos os níveis de atuação á saúde;
- Exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social;
- Conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;
- Desenvolver assistência odontológica individual e coletiva;
- Promover a saúde bucal e prevenir doenças e distúrbios bucais;
- Aplicar conhecimentos e compreensão de outros aspectos de cuidados da saúde;
- Analisar e interpretar os resultados de relevantes pesquisas experimentais, epidemiológicas e clínicas;
- Aplicar conhecimentos de saúde bucal, de doenças e tópicos relacionados no melhor interesse do indivíduo e da comunidade;
- Participar em educação continuada;
- Reconhecer suas limitações e estar adaptado e flexível face as mudanças circunstanciais;
- Colher, observar e interpretar dados para a construção de um diagnóstico e propor planos de tratamentos adequados;
- Realizar a preservação da saúde bucal;
- Comunicar-se com pacientes, profissionais da saúde e com a comunidade em geral;
- Trabalhar em equipes multidisciplinares;
- Acompanhar e incorporar inovações no exercício da profissão.
- Trabalhar em consultório próprio ou com equipes multi disciplinares;
- Exercer cargos de liderança no serviço público ou privado;
- Estudar permanentemente, a fim de se manter atualizado;
- Ingressar no magistério;
- Ser pesquisador;
- Integrar equipes hospitalares.
O Projeto Pedagógico do Curso foi concebido de forma a atender integralmente as recomendações legais vigentes de ensino superior (Resolução CNE/CES Nº 3, de 19 de fevereiro de 2002 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Odontologia) e do exercício profissional (Lei no 5.081, de 24 de agosto de 1966), a qual permite O exercício da Odontologia no território nacional ao cirurgião-dentista habilitado por escola ou faculdade oficial ou reconhecida, após o registro do diploma na Diretoria do Ensino Superior, no Serviço Nacional de Fiscalização da Odontologia, na repartição sanitária estadual competente e inscrição no Conselho Regional de Odontologia sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.
| Anatomia e Escultura Dental |
| Anatomofisiologia do Aparelho Estomatognático |
| Anatomofisiologia Humana |
| Bioética, Legislação em Saúde, Código de Ética Odontológico |
| Demandas Contemporâneas |
| Histologia e Embriologia Oral |
| Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS |
| Programa de Extensão – PROEX I |
| Psicologia em Odontologia |
| Epidemiologia e Odontologia em Saúde Coletiva |
| Farmacologia |
| Materiais Odontológicos |
| Microbiologia e Imunologia Oral |
| Odontologia Legal e Deontologia |
| Optativa |
| Programa de Extensão – PROEX II |
| Anestesiologia e Terapêutica Odontológica |
| Dentística Pré Clínica I |
| Ergonomia e Biossegurança |
| Estomatologia e Patologia Oral |
| Oclusão, Disfunção Temporomandibular (DTM) e Dores Orofaciais |
| Programa de Extensão – PROEX III |
| Radiologia Odontológica |
| Dentística Pré Clínica II |
| Endodontia Pré Clínica |
| Estágio Supervisionado I – Atenção Básica a Saúde (SUS) |
| Fundamentos de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) |
| Periodontia Pré Clínica |
| Programa de Extensão – PROEX IV |
| Prótese Total |
| Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CTBMF) I |
| Dentística Restauradora |
| Endodontia em casos de baixa e média complexidade |
| Estágio Supervisionado II – Odontologia do Esporte e do Trabalho |
| Periodontia |
| Programa de Extensão – PROEX V |
| Prótese Dental Fixa Pré Clínica |
| Prótese Parcial Removível |
| Clínica Integrada do Adulto e Adolescente I |
| Endodontia em casos de alta complexidade |
| Estágio Supervisionado III – Fluxo Digital e Inovações Tecnológicas em Odontologia |
| Estágio Supervisionado IV – Pronto Atendimento (P.A.) em Odontologia |
| Odontopediatria |
| Ortodontia |
| Programa de Extensão – PROEX VI |
| Prótese Dental Fixa |
| Urgências e Emergências Odontológicas |
| Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CTBMF) II |
| Clínica Integrada do Adulto e Adolescente II |
| Clínica Integrada Materno Infantil – Gestante, Bebês e Crianças |
| Estágio Supervisionado V – Ortodontia |
| Estágio Supervisionado VII – Pronto Atendimento (P.A.) em Odontologia |
| Estágio Supervisionado VIII – Atenção Integral à Saúde por Ciclos de Vida |
| TCC I – Qualificação |
| Clínica Integrada do Adulto – Reabilitações Orais |
| Clínica Integrada do Adulto e Adolescente III |
| Empreendedorismo e Gestão em Odontologia |
| Estágio Supervisionado IX – Odontogeriatria e Odontologia Inclusiva |
| Estágio Supervisionado X – Odontologia Hospitalar |
| Estágio Supervisionado XI – Atenção Integral à Saúde por Ciclos de Vida |
| Implantodontia |
| Odontologia Inclusiva (pessoas com deficiência – PCD) |
| TCC II – Defesa |
São consideradas atividades acadêmicas complementares todas e quaisquer atividades não previstas no rol das disciplinas obrigatórias e optativas dos currículos dos cursos de graduação consideradas necessárias à formação acadêmica e ao aprimoramento pessoal e profissional dos graduandos.
As Atividades Acadêmicas Complementares do Curso de Bacharelado em Odontologia do UniBrasil têm por objetivo aprimorar a formação integral dos alunos.
As Diretrizes Curriculares Nacionais, em seu artigo 8º, relata que as “atividades complementares são componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, abrangendo a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações de extensão junto à comunidade”.
As atividades acadêmicas complementares sejam promovidas pelos cursos, seja pelo UniBrasil ou por qualquer outra instituição pública ou privada, ou por pessoa física, devem ser validadas pelos respectivos cursos. A carga horária será atribuída a cada uma das atividades pelo respectivo curso de graduação e devem ser realizadas durante o período de integralização curricular.
As atividades extraclasses vêm se mostrando cada vez mais relevantes na formação profissional e científica dos alunos, possibilitando o desenvolvimento de habilidades, carreira universitária e aquisição de experiências não contempladas pelas disciplinas curriculares.
RESUMO DO CURSO
NOTÍCIAS RELACIONADAS
NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ação do curso de Enfermagem destaca a importância da saúde masculina

UniBrasil fortalece a inclusão por meio da atividade física adaptada
