ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

A região metropolitana de Curitiba teve um crescimento populacional muito grande desde a década de 70. Preocupada com esse crescimento, que poderia ocorrer de forma desordenada, Curitiba busca, desde 1993, soluções inovadoras para seus problemas ambientais e de saúde, pois a cidade apresenta problemas sociais próprios do processo de metropolização, agravados pelos reflexos da crise mundial crônica e das estratégias econômicas de enfrentamento da crise pautadas por princípios neoliberais.

Essa realidade põe em foco a urgência de formar profissionais com visão crítica e capacidade propositiva, frente à necessidade de se realizar trabalhos de conscientização e preservação ambiental e de prevenção e manutenção da saúde pública, levando em consideração as características e necessidades de cada comunidade para um desenvolvimento urbano com respeito à fauna e flora da região, assim como de suas práticas culturais interligadas à qualidade de vida.

A formação profissional deve propiciar uma capacitação teórica, metodológica e ética, como requisito fundamental para o exercício de atividades técnico-operativas, com vistas à:

  • Apreensão crítica dos processos sociais numa perspectiva de totalidade;
  • Análise do movimento histórico da sociedade brasileira, com atenção às particularidades do desenvolvimento do país;
  • Compreensão do significado social de cada profissão e de seu desenvolvimento sócio-histórico, nos cenários internacional e nacional, desvelando as possibilidades de ação contidas na realidade;
  • Identificação das demandas presentes na sociedade, visando formular respostas profissionais para o enfrentamento dos problemas ambientais e de saúde, resultantes do desenvolvimento urbano;
  • Construção coletiva de conceitos e conteúdos com perspectiva investigativa;
  • Inserção do profissional qualificado no mercado de trabalho, favorecendo o desenvolvimento econômico e social da comunidade.

Disso decorre a necessidade concreta de se criar uma Escola de Ciências da Saúde que possibilite a formação de profissionais que possam formular ideias para um desenvolvimento urbano sustentável, respeitando o meio ambiente e preservando a qualidade de vida.

Visualiza-se o profissional comprometido com a melhoria da qualidade de vida da população, capaz de desenvolver atividades à luz dos preceitos éticos, voltado para a prestação de serviços à comunidade, competente em sua área de desempenho, generalista em sua formação intelectual e cultural, munido de um acervo amplo de informações, com capacidade de diagnosticar rapidamente a realidade em um mundo cada vez mais globalizado.

Nesta perspectiva, o Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil busca formar profissionais com sólida formação básica, valorizando a orientação científica, a integração entre a teoria e a prática e o conhecimento do homem, da cultura e da sociedade. Essa formação acadêmica possibilitará atuar nas mais diversas áreas da pesquisa básica e aplicada em institutos de pesquisa, órgãos governamentais e empresas públicas e privadas, tendo competência para planejar, executar, orientar e avaliar as ações em Ciências Biológicas e da Saúde.

A Escola buscará:

  • Formação de profissionais com competência técnico-científica e comprometido com a resolução dos problemas relacionados à recuperação, prevenção e manutenção da saúde da população;
  • Formação de profissionais aptos para atuarem em equipes multiprofissionais com uma visão integrada do processo saúde-doença;
  • Priorização das questões ambientais dando ênfase aos ecossistemas naturais e urbanos, bem como o papel do homem no ambiente;
  • Sólida formação básica para o estudo e disseminação de conhecimentos no processo de promoção e melhoria da qualidade de vida;
  • Consciência ética e profissional;
  • Reconhecimento das relações de trabalho e de suas influências no meio ambiente;
  • Comprometimento com os investimentos voltados à solução de problemas sociais;
  • Identificação de fontes, busca e produção de conhecimentos para o desenvolvimento da prática profissional;
  • Desenvolvimento da capacidade de participação e utilização de pesquisas e outras produções de conhecimento que objetivem a qualificação da prática profissional;
  • Compreensão dos códigos éticos, políticos e normativos da profissão como baliza de sua prática;
  • Interferência na dinâmica de trabalho institucional, reconhecendo-se como agente deste processo;
  • Capacidade de apresentar propostas criativas e inovadoras em seu campo de atuação.

Contato: (41) 3361-4252

CONHEÇA NOSSOS CURSOS:

BIOMEDICINA

BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

ENFERMAGEM

FARMÁCIA

FISIOTERAPIA

MEDICINA VETERINÁRIA

NUTRIÇÃO

PSICOLOGIA

ODONTOLOGIA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Acadêmico de Educação Física está participando do Campeonato Mundial de Punhobol, em Winterthur, Suíça

O acadêmico de Educação Física do UniBrasil Centro Universitário, Sergio Mueller, está participando de um ...
Leia Mais

UniBrasil inaugura Farmácia Escola

Além do comércio de medicamentos, o espaço oferecerá, de forma gratuita, serviços e procedimentos farmacêuticos ...
Leia Mais

UniBrasil participa de ação comunitário em Piraquara

Acadêmicos de diversos cursos realizaram atividades para comunidade escolar e externa Neste último sábado, 10, ...
Leia Mais

Psicologia realiza capacitação profissional com o tema Prevenção ao Suicídio

Recentemente, o curso de Psicologia do UniBrasil Centro Universitário realizou a primeira capacitação do programa ...
Leia Mais

Professora do UniBrasil realiza estudo na Finlândia

A professora de Educação Física do UniBrasil Centro Universitário – Tais Pastre, está realizando uma ...
Leia Mais

UniBrasil marca presença na programação da Vinada Cultural de Curitiba

As atividades foram realizadas por professores e alunos do UniBrasil Centro Universitário Diversas atividades da ...
Leia Mais

Carregando...;