LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Projeto Pedagógico

Projeto Pedagógico

O CursoPerfil ProfissionalÁreas de AtuaçãoInformações AdicionaisGrade CurricularEstágio ObrigatórioExames FinaisProjetos de ExtensãoReaproveitamento de CursoGrupos de PesquisaMECRedes Sociais

O curso de Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil tem como objetivo formar profissionais habilitados a exercer a atividade de professor no Ensino Básico. Sob este aspecto, a Educação Física é concebida como um componente curricular do sistema de ensino que tem como especificidade a abordagem sobre o desenvolvimento motor dos indivíduos e a relação com a cultura corporal, promovendo o desenvolvimento de práticas que possibilitam ao aluno vivenciar, entender, produzir, reproduzir, transformar e desfrutar do movimento como patrimônio cultural da humanidade nas suas mais diversas manifestações, levando-o à autonomia e à melhoria da qualidade de vida. A ênfase na área Educacional exige uma formação ampla do acadêmico, evidenciando a capacidade de articulação do Ensino, Pesquisa e Extensão e a produção e divulgação do conhecimento, articulada com a prática pedagógica. Este profissional, deve ainda, ter compromisso político e ético na sua ação docente, de forma a contribuir para o desenvolvimento da cidadania a partir de princípios democráticos.

  • Proceder com princípios da ética democrática, com dignidade humana, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade, atuando como profissional e como cidadão;
  • Utilizar conhecimentos sobre a realidade econômica, cultural, política e social brasileira para compreender o contexto e as relações em que está inserida a prática educativa;
  • Orientar suas escolhas e decisões metodológicas e didáticas por princípios éticos e por pressupostos epistemológicos coerentes;
  • Intervir nas situações educativas com sensibilidade, acolhimento e afirmação responsável de sua autoridade;
  • Investigar o contexto educativo na sua complexidade e analisar a prática profissional, objeto de reflexão para compreender e gerenciar os efeitos das ações propostas, avaliar seus resultados e sistematizar conclusões de forma a aprimorá-las;
  • Promover uma prática educativa que leve em conta a característica do aluno e da comunidade, os temas e necessidades do mundo.

Em todos os níveis da educação básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, de forma crítica e ética, buscando respeitar as individualidades dos alunos, do contexto onde estão inseridos, trazendo à tona uma educação de formação construída junto com o educando.

Mensalidade:
Pagamento Normal - 1.127,84

Para pagamento antecipado, conforme estabelecido pelo calendário financeiro, é concedido o desconto de 5% da mensalidade.

* Mensalidades vigentes em 2020

Período: Matutino e Noturno

Duração: 4 anos

Coordenação: Profa. Dr. Camile Luciane Da Silva

Email: [email protected]

Contato Coordenação: (41) 3361.4320

PROJETO DE EXTENSÃO EM DESPORTO ADAPTADO – NATAÇÃO PARALÍMPICA
O programa oferece natação paraolímpica a comunidade do em torno, para crianças e jovens portadores de deficiência, objetivando organizar o trabalho das atividades aquáticas de forma sistêmica, enquanto esporte competitivo e habilidades da vida diária, proporcionando a inclusão social dos participantes, além de oferecer uma formação humanizada ao acadêmico do curso de Educação Física, possibilidade de atuação e pesquisas em uma área em crescimento em todo o pais despertando o interesse.

PROJETO LUTA
O projeto oferta a comunidade interna a prática do jiu-jitsu através de aulas práticas, possibilitando aos alunos melhor qualidade de vida, saúde e até rendimento, projeto esse orientado por um professor do curso, trazendo a extensão a formação acadêmica.

PROJETO FITNESS
Projeto na área de musculação e ginástica de academia, oferecido a comunidade interna, no qual alunos e professores ministram aulas e treinos para a prática de atividade física em programas dentro do centro universitário, estreitando as relações com o mercado de trabalho.

PROJETO LAZER
Projeto que oferta as escolas públicas do em torno atividades sócio-culturais de lazer, e também a ONGs, de forma sistematizada e orientada por acadêmicos de Educação Física.

PROJETO ESCOLINHAS
Projeto de oferta de escolinhas esportivas, para crianças da comunidade do em torno, de forma gratuita e sistematizada, estreitando laços sociais e trazendo responsabilidade a formação acadêmica dos alunos de Educação Física, na modalidade de futsal.

PROJETO AQUÁTICAS
Projeto que oferta natação a comunidade interna, de forma gratuita, trazendo aos acadêmicos do Curso uma formação na área de atividades aquáticas no atendimento de pessoas de forma sistematizada.

Reaproveitamento de Curso

O aluno que graduou nos cursos de Bacharelado ou Licenciatura em Educação Física, pode solicitar reaproveitamento de curso e adquirir uma segunda graduação. Considerando as aproximações entre os dois cursos, o tempo necessário para cursar o reaproveitamento é de no mínimo um ano, são lançadas as equivalências de disciplinas possibilitando que o aluno finalize a segunda graduação, da melhor maneira possível, podendo cursar as adaptações e depois entrar regular num período.

CEPAFEE - Centro de Estudos em Atividade Física Fisiologia:

a. Associar estudos experimentais e a atividade física
b. Desenvolver atividades de ensino e extensão;
c. Orientar projetos de pesquisa da escola de saúde/humanidades do UNIBRASIL;
d. Formar e/ou treinar recursos humanos, visando à formação de agentes multiplicadores nestas áreas;
e. Divulgar os resultados da pesquisa-ação em eventos e periódicos.

GEPEFE - Grupo de Estudos em Educação Física Escolar:

a. Desenvolver junto aos acadêmicos estímulo a prática docente;
b. Qualificar estudos na área de EF Escolar;
c. Desenvolver senso crítico junto aos acadêmicos;
d. Desenvolver pesquisas e publicações.

PORTARIA N. º 15/2015 - REITORIA

O Reitor do Centro Universitário Autônomo do Brasil, no uso de suas atribuições legais e regimentais, e em consonância com a legislação em vigor, em especial os Artigos 56-A e 61 da Portaria Nº 40, de 12/12/2007, republicada em 29/12/2010, e a Portaria Nº 24, de 30/12/2014.

RESOLVE:

Art. 1º - Em cumprimento à deliberação do Conselho Universitário – ConSu, constante na ata da reunião do dia 14 de maio de 2015, usando de sua autonomia, nos termos do Art. 53, inciso IV, da Lei Nº 9.394 de 1996, autorizar o aumento do número de vagas iniciais para o Curso Superior de Educação Física (Bacharelado) de 200 (duzentas) para 250 (duzentas e cinquenta) vagas totais anuais ofertadas nos turnos matutino e noturno.

Art. 2° - Esta Portaria entre vigor na data de sua publicação.

Curitiba, 14 de maio de 2015.

Jairo Marçal

Reitor 

RESUMO

RESUMO

Quero me inscrever

Período: Matutino e Noturno

Tempo: 4 anos

Mensalidade: 1.127,84 *

Bolsa de Estudos: Sim (consulte)

Fies: Sim

Registro MEC

* Mensalidade para o 1º período (2020). O valor da semestralidade é calculado levando-se em conta o valor dos créditos (disciplinas). Desta forma o valor para os demais semestres varia conforme o número de créditos escolhidos e de acordo com a matriz curricular de cada período.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Alunos do curso de Educação Física participam de ação solidária

Em parceria com outras instituições, os alunos do 7º período do curso de Educação Física ...
Leia Mais

Curso de Educação Física realiza encerramento do Projeto de Lutas

Recentemente, o curso de Educação Física do UniBrasil Centro Universitário, realizou o encerramento do Projeto ...
Leia Mais

Atletas do Projeto Ampliar representam o estado do Paraná nas Paralimpíadas Escolares de 2019, em São Paulo

Recentemente, dois atletas do Projeto Ampliar do UniBrasil Centro Universitário, representaram o estado do Paraná ...
Leia Mais

Carregando...;