ODONTOLOGIA

Projeto Pedagógico

Projeto Pedagógico

O CursoPerfil ProfissionalÁreas de AtuaçãoInformações AdicionaisGrade CurricularAtividades ComplementaresAvaliações Complementares

O curso de Bacharelado em Odontologia do UniBrasil forma profissionais com sólidos conhecimentos técnicos, científicos e da realidade objetiva e concreta do meio social, com conhecimentos essenciais do desenvolvimento pleno de suas atividades como profissionais de saúde. Possibilitará ao aluno a atuação integrada com outros profissionais da saúde, trabalhando dentro dos princípios da filosofia preventiva e social e da ética, respeitando os princípios biológicos e técnicos e desenvolvendo a capacidade de liderança

  • Respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
  • Atuar em todos os níveis de atuação á saúde;
  • Exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social;
  • Conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;
  • Desenvolver assistência odontológica individual e coletiva;
  • Promover a saúde bucal e prevenir doenças e distúrbios bucais;
  • Aplicar conhecimentos e compreensão de outros aspectos de cuidados da saúde;
  • Analisar e interpretar os resultados de relevantes pesquisas experimentais, epidemiológicas e clínicas;
  • Aplicar conhecimentos de saúde bucal, de doenças e tópicos relacionados no melhor interesse do indivíduo e da comunidade;
  • Participar em educação continuada;
  • Reconhecer suas limitações e estar adaptado e flexível face as mudanças circunstanciais;
  • Colher, observar e interpretar dados para a construção de um diagnóstico e propor planos de tratamentos adequados;
  • Realizar a preservação da saúde bucal;
  • Comunicar-se com pacientes, profissionais da saúde e com a comunidade em geral;
  • Trabalhar em equipes multidisciplinares;
  • Acompanhar e incorporar inovações no exercício da profissão.

  • Trabalhar em consultório próprio ou com equipes multi disciplinares;
  • Exercer cargos de liderança no serviço público ou privado;
  • Estudar permanentemente, a fim de se manter atualizado;
  • Ingressar no magistério;
  • Ser pesquisador;
  • Integrar equipes hospitalares.

Mensalidade

E-mail: [email protected]

Período: Diurno

Duração: 4 anos

O Projeto Pedagógico do Curso foi concebido de forma a atender integralmente as recomendações legais vigentes de ensino superior (Resolução CNE/CES Nº 3, de 19 de fevereiro de 2002 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Odontologia) e do exercício profissional (Lei no 5.081, de 24 de agosto de 1966), a qual permite O exercício da Odontologia no território nacional ao cirurgião-dentista habilitado por escola ou faculdade oficial ou reconhecida, após o registro do diploma na Diretoria do Ensino Superior, no Serviço Nacional de Fiscalização da Odontologia, na repartição sanitária estadual competente e inscrição no Conselho Regional de Odontologia sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.

1º Período

Anatomia e Escultura Dental
Anatomofisiologia do Aparelho Estomatognático
Anatomofisiologia Humana
Bioética, Legislação em Saúde, Código de Ética Odontológico
Demandas Contemporâneas
Histologia e Embriologia Oral
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
Programa de Extensão – PROEX I
Psicologia em Odontologia

 

2º Período

Epidemiologia e Odontologia em Saúde Coletiva
Farmacologia
Materiais Odontológicos
Microbiologia e Imunologia Oral
Odontologia Legal e Deontologia
Optativa
Programa de Extensão – PROEX II

 

3º Período

Anestesiologia e Terapêutica Odontológica
Dentística Pré Clínica I
Ergonomia e Biossegurança
Estomatologia e Patologia Oral
Oclusão, Disfunção Temporomandibular (DTM) e Dores Orofaciais
Programa de Extensão – PROEX III
Radiologia Odontológica

 

4º Período

Dentística Pré Clínica II
Endodontia Pré Clínica
Estágio Supervisionado I – Atenção Básica a Saúde (SUS)
Fundamentos de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS)
Periodontia Pré Clínica
Programa de Extensão – PROEX IV
Prótese Total

 

5º Período

Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CTBMF) I
Dentística Restauradora
Endodontia em casos de baixa e média complexidade
Estágio Supervisionado II – Odontologia do Esporte e do Trabalho
Periodontia
Programa de Extensão – PROEX V
Prótese Dental Fixa Pré Clínica
Prótese Parcial Removível

 

6º Período

Clínica Integrada do Adulto e Adolescente I
Endodontia em casos de alta complexidade
Estágio Supervisionado III – Fluxo Digital e Inovações Tecnológicas em Odontologia
Estágio Supervisionado IV – Pronto Atendimento (P.A.) em Odontologia
Odontopediatria
Ortodontia
Programa de Extensão – PROEX VI
Prótese Dental Fixa
Urgências e Emergências Odontológicas

 

7º Período

Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CTBMF) II
Clínica Integrada do Adulto e Adolescente II
Clínica Integrada Materno Infantil – Gestante, Bebês e Crianças
Estágio Supervisionado V – Ortodontia
Estágio Supervisionado VII – Pronto Atendimento (P.A.) em Odontologia
Estágio Supervisionado VIII – Atenção Integral à Saúde por Ciclos de Vida
TCC I – Qualificação

 

8º Período

Clínica Integrada do Adulto – Reabilitações Orais
Clínica Integrada do Adulto e Adolescente III
Empreendedorismo e Gestão em Odontologia
Estágio Supervisionado IX – Odontogeriatria e Odontologia Inclusiva
Estágio Supervisionado X – Odontologia Hospitalar
Estágio Supervisionado XI – Atenção Integral à Saúde por Ciclos de Vida
Implantodontia
Odontologia Inclusiva (pessoas com deficiência – PCD)
TCC II – Defesa

 

São consideradas atividades acadêmicas complementares todas e quaisquer atividades não previstas no rol das disciplinas obrigatórias e optativas dos currículos dos cursos de graduação consideradas necessárias à formação acadêmica e ao aprimoramento pessoal e profissional dos graduandos.  

As Atividades Acadêmicas Complementares do Curso de Bacharelado em Odontologia do UniBrasil têm por objetivo aprimorar a formação integral dos alunos.  

As Diretrizes Curriculares Nacionais, em seu artigo 8º, relata que as “atividades complementares são componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, abrangendo a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações de extensão junto à comunidade”.  

As atividades acadêmicas complementares sejam promovidas pelos cursos, seja pelo UniBrasil ou por qualquer outra instituição pública ou privada, ou por pessoa física, devem ser validadas pelos respectivos cursos. A carga horária será atribuída a cada uma das atividades pelo respectivo curso de graduação e devem ser realizadas durante o período de integralização curricular.  

As atividades extraclasses vêm se mostrando cada vez mais relevantes na formação profissional e científica dos alunos, possibilitando o desenvolvimento de habilidades, carreira universitária e aquisição de experiências não contempladas pelas disciplinas curriculares.

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