
CPA - Comissão Própria de Avaliação
CPA
Quem Somos
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil é um órgão autônomo de natureza colegiada, instituído nos termos da Lei nº 10.861/2004 e regulamentado pela Portaria MEC nº 2.051/2004, responsável pela coordenação dos processos internos de avaliação institucional.
Finalidade e Atribuições
Através da Resolução 16/2014 - CONSEPE foi aprovado o Regulamento Interno da Comissão Própria de Avaliação – CPA da Instituição, que estabelece a finalidade, as competências e atribuições, a composição, o mandato e o funcionamento da CPA. Esse documento demonstra como a CPA pode colaborar para a melhoria das ações realizadas na Instituição tendo como base a política de Avaliação Institucional.
Conforme o artigo 4º da resolução 16/2014 a CPA tem as seguintes atribuições:
- Assessorar os setores responsáveis pelas avaliações;
- Acompanhar a execução da política da avaliação institucional, observada a legislação pertinente;
III. Zelar pela qualidade das avaliações;
- Sistematizar os processos de avaliação internos e externos;
- Prestar informações sobre a avaliação institucional ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, sempre que solicitadas;
- Desenvolver estudos e análises, visando o fornecimento de subsídios para fixação, aperfeiçoamento e modificação da política da avaliação institucional;
VII. Analisar as avaliações dos diferentes segmentos;
VIII. Colaborar com os demais setores da Instituição, no planejamento dos programas de avaliação institucional;
- Desempenhar outras atividades que lhe forem atribuídas na área da sua competência.
Avaliação Institucional
O processo de Autoavaliação Institucional, baseando-se nas dez dimensões do SINAES, organizadas em cinco eixos:
A Avaliação Institucional do UniBrasil, é dividido em quatro módulos e vem sendo aplicado semestralmente, desde a sua fundação (2000). De posse dos dados e informações a CPA faz as análises e eles são discutidos com os gestores para compor a correção de rumos dos processos e rotinas da Instituição. Portanto, a identificação das dificuldades, realizações e avanços dos diferentes setores da Instituição servem de base para ações de melhoria da qualidade da Educação Superior.
A avaliação institucional segue as orientações contidas no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI e é desenvolvida nos seguintes módulos:
A avaliação no UniBrasil, é entendida como um instrumento fundamental de gestão que possibilita corrigir equívocos, replanejar ações e encaminhamentos, mensurar resultados e rendimentos e monitorar a qualidade do trabalho desenvolvido em sala de aula para garantir aprendizagem mais adequada aos estudantes.
Planejamento Estratégico de Autoavaliação
Visando garantir a obtenção de melhoria da qualidade da educação superior, fomentado pela cultura da avaliação institucional, a Comissão Própria de Avaliação conduz o processo de autoconhecimento através de um planejamento estratégico, de fluxo anual, composto por 7 etapas:
A Comissão Própria de Avaliação realiza continuamente avaliações com a comunidade acadêmica, estas pesquisas são: - Avaliação Geral da Instituição; - Avaliação de Docentes; - Avaliação com o corpo técnico-administrativo; - Pesquisa com Egressos; - Pesquisa com Ingressantes.
Todas essas avaliações são realizadas com instrumentos estruturados, que foram elaborados a partir de reuniões da CPA e aprovados pela Comissão. Estes instrumentos contam com questões objetivas quantitativas e com campos para comentários.
O método utilizado nos processos avaliativos conduzidos pela CPA é uma adaptação do plano amostral não probabilístico de amostragem por auto seleção, um método em que um o instrumento de avaliação é colocado à disposição de um conjunto pré-definido de potenciais respondentes e a decisão de participar ou não da amostra, é tomada independentemente por cada um desses indivíduos.
Após a aplicação das avaliações os dados são analisados pela CPA através de análise estatística descritiva, com o cálculo de porcentagens e médias ponderadas entre os conceitos de avaliação, todos em uma escala de Likert de 1 a 5. Estas análises são realizadas de maneira global para a instituição é também para diferentes segmentos, como cursos de graduação.
Além da análise estatística das questões quantitativas dos instrumentos de avaliação é realizada a análise das questões qualitativas, que correspondem a campos abertas onde os respondentes podem fazer comentários e sugestões sobre os itens avaliados. A partir destas análises a CPA elabora relatórios com estes resultados que são repassados para Reitoria, Pró-reitoria Acadêmica, Coordenadores de cursos e gestores dos setores, com a solicitação de melhorias realizadas com base nesses resultados.
Dados obtidos dos setores da Instituição
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) realiza avaliações contínuas em colaboração com a comunidade acadêmica. Essas avaliações abrangem diferentes aspectos, incluindo a Avaliação Geral da Instituição, a Avaliação de Docentes, a Avaliação do Corpo Técnico-Administrativo, Pesquisas com Egressos e Ingressantes. Elas são organizadas em módulos, onde no Módulo I, os discentes avaliam os docentes e a infraestrutura, enquanto no Módulo II, os docentes avaliam as coordenações e a infraestrutura. Além disso, a CPA coleta informações de outros segmentos da instituição no Módulo III, como indicadores acadêmicos (notas bimestrais, médias, frequência, descritivos e quantitativos dos atendimentos realizados a comunidade), e no Módulo IV, sobre o desempenho global da instituição, que inclui avaliações externas como ENADE, CPC, Guia das Faculdades, Exame Nacional OAB, Capes e IGC.
Ao término de cada ano, a CPA solicita aos setores o envio de um relatório detalhado de todas as atividades desenvolvidas durante o período. Com base nessas informações, a CPA compila os dados e os insere no Relatório de Autoavaliação Institucional, organizando-os de acordo com os cinco eixos e as dez dimensões estipuladas no art. 3° da Lei N° 10.861, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Após a coleta e organização dos dados, a CPA analisa as informações, avaliando as ações realizadas pela instituição e o progresso de cada meta estabelecida no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o ano em questão. Essas análises são então compiladas e apresentadas no item 4 do Relatório de Autoavaliação.
Divulgação
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) apresenta o relatório completo ao Conselho Diretivo do UniBrasil e se oferece para participar de reuniões adicionais para apresentação de dados detalhados. Dessa forma, está aberta a receber análises para avaliação, seja através da meta-avaliação ou da avaliação por pares, as quais serão integradas ao relatório final se forem pertinentes aos objetivos da autoavaliação, ou encaminhadas pela CPA à fonte para revisão ou aprimoramento.
Após a conclusão do relatório, seu conteúdo é divulgado à comunidade por meio de diferentes ferramentas, de acordo com o público-alvo. O website da CPA é o principal canal, embora também haja divulgação através dos canais oficiais de comunicação da instituição, e-mails, e exposições orais realizadas em encontros com diversos segmentos. Os coordenadores e gestores têm acesso aos relatórios através do sistema próprio da CPA, permitindo o acompanhamento e a gestão de suas respectivas áreas, além de servir como subsídio para as formações continuadas do UniBrasil.
Os resultados do processo de avaliação são sintetizados neste relatório, que apresenta as ações propostas e realizadas pelos setores da instituição, bem como no Plano de Ação da CPA, onde contém recomendações, ações propostas e realizadas, prazos e responsabilidades. O relatório da CPA é utilizado para o desenvolvimento do Planejamento de Desenvolvimento Institucional e, incorporado ao Planejamento Estratégico Institucional, estabelecendo assim uma relação orgânica entre os processos de avaliação e de planejamento da instituição.
Regulamento
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do UNIBRASIL atua com base em um regulamento interno que organiza sua composição, atribuições, estrutura administrativa, funcionamento e princípios legais, conforme estabelecido pela Resolução CONSEPE nº 16/2014.
Acesse o Regulamento na Íntegra
👉 Regulamento da CPA – Resolução 16/2014
Contato com a CPA
- E-mail: [email protected]
- CPA - Comissão Própria de Avaliação / Bl.01 – 1º. andar
Composição
A Comissão Própria de Avaliação do UniBrasil, criada em 2004, desenvolve o assessoramento e acompanhamento da execução da política de avaliação institucional, observada a legislação pertinente. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é instituída por Portaria da Reitoria e é composta pelos seguintes membros:
Devolutivas das Avaliações da CPA
A CPA – Comissão Própria de Avaliação do UNIBRASIL acredita que a transparência e a comunicação com a comunidade acadêmica são pilares fundamentais do processo avaliativo. Por isso, esta seção é dedicada à devolutiva das autoavaliações institucional realizadas em cada ciclo.
Acesse os resultados das Avaliações Institucionais:
Avaliação Institucional - 2025/1
Avaliação Institucional - 2024/2
Avaliação Institucional - 2024/1
Avaliação Institucional - 2023/1
Avaliação Institucional - 2023/2
Avaliação Institucional - 2022/1
Avaliação Institucional - 2022/2
Avaliação Institucional - 2021/1
Avaliação Institucional - 2021/2
Avaliação Institucional - 2020/1
Avaliação Institucional - 2020/2
Avaliação Institucional - 2019/1
Avaliação Institucional - 2019/2
Plano de Autoavaliação
O processo de avaliação tem um papel fundamental na qualificação acadêmica e administrativa institucional, assim como confere métricas qualitativas e quantitativas para a discussão coletiva para a implementação de políticas e ações de melhoria contínua. Para tanto, parâmetros e indicadores nos permitem o exercício constante expresso nos princípios do UniBrasil que coadunam com o desenvolvimento humanitário e social com a responsabilidade da formação crítica, solidária e participativa. Compreendemos que o espaço avaliativo permite diálogos significativos para promover avanços de acordo com as metas estabelecidas institucionalmente e reiteradas nos documentos que balizam o Ensino Superior.
No Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil o projeto de avaliação tem o objetivo de proporcionar a constante reflexão sobre os processos que envolvem as aprendizagens. Nesta perspectiva a comunidade acadêmica desenvolve uma cultura da avaliação crítica e permanente, que possibilita indicar caminhos com maior precisão para a solução dos problemas e proporcionar avanços na qualidade da educação (PDI).
- Avaliação geral da instituição para discentes
Semestralmente é realizada, via Sistema on-line, a Avaliação Geral da Instituição, respondida pelos alunos, onde são avaliados aspectos didáticos pedagógicos, infraestrutura e serviços oferecido pelo UniBrasil. Nesta avaliação os itens são avaliados na escala de 1 a 5 (1–Muito Ruim, 2–Ruim, 3–Regular, 4–Bom, 5–Muito Bom), além de contar com campos para comentários.
Após a apuração dos resultados, cada setor envolvido na avaliação recebe os resultados quantitativos desta avaliação, juntamente com todos os comentários realizados pelos acadêmicos. Após este envio é solicitado aos gestores a indicação de ações que serão realizadas para melhoria das fragilidades detectadas no processo de avaliação.
- Avaliação geral da instituição para docentes
Semestralmente é realizada, via Sistema on-line, a Avaliação Geral da Instituição, respondida pelos professores, onde são avaliados aspectos de infraestrutura e serviços oferecido pelo UniBrasil. Nesta avaliação os itens são avaliados na escala de 1 a 5 (1–Muito Ruim, 2–Ruim, 3–Regular, 4–Bom, 5–Muito Bom), além de contar com campos para comentários.
De forma similar ao encaminhamento realizado na avaliação respondida pelos alunos, os resultados são repassados para setores e é solicitado o encaminhamento de ações com base na análise dos resultados.
- Avaliação de docentes
Semestralmente é realizada, via Sistema On-line, a Avaliação de Docentes, onde os alunos avaliam todos os seus docentes no respectivo semestre. Nesta avaliação os itens são avaliados na escala de 1 a 5. Além das questões qualitativas, como nas outras avaliações, existem campos para comentários.
Após a apuração dos resultados cada coordenador de curso tem acesso aos resultados quantitativos todos os professores de disciplinas vinculadas ao seu curso, além de todos os comentários feitos pelos alunos. Os professores recebem por e-mail os resultados quantitativos de todas as disciplinas onde ministrou aulas no semestre. De posse desses dados os coordenadores realizam reuniões com o seu corpo docente para analisarem os resultados das avaliações e buscarem a melhoria do processo ensino-aprendizagem.
- Avaliação com corpo técnico-administrativo
Anualmente é realizada a avaliação com o corpo técnico-administrativo do UniBrasil. Esta pesquisa é respondida pelos colaboradores da instituição, apresenta 5 itens avaliados e a escala de avaliação é a mesma das avaliações gerais (1 a 5) com campos para comentários.
Os resultados desta avaliação são repassados para a Diretoria Executiva, que encaminha para os gestores dos setores os resultados gerais. Com base nos resultados desta avaliação são propostas melhoria na área administrativa da instituição.
- Pesquisa com ingressantes
Anualmente, é realizada a Pesquisa com os Ingressantes, onde são pesquisados os alunos que ingressaram na instituição no respectivo ano. Esta avaliação tem o objetivo de levantar informações dos alunos para dar subsídios às Coordenações de curso, Direção e departamento de marketing, para a proposta de ações com os acadêmicos.
- Pesquisa com egressos
Em 2018, foi criada a Pesquisa com Egressos, com o objetivo de verificar a inserção dos egressos no mercado de trabalho e também obter uma avaliação do processo de formação que estes receberam na instituição. Esta pesquisa foi aplicada aos egressos Diretora de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Assuntos Comunitários, através do projeto Alumni UniBrasil, que está relacionado à comunidade de egressos da instituição
Após a apuração dos resultados, estes serão encaminhados para a Diretora de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Assuntos Comunitários e para os coordenadores de curso para subsidiar alterações dos PPCs dos cursos e também oferta de cursos de pós-graduação, extensão e outras atividades.
- Avaliação dos serviços prestados à comunidade pelo UniBrasil
No ano de 2022 começou a ser realizada a Avaliação dos serviços prestados à comunidade pelo UniBrasil, onde a comunidade interna e externa avalia os serviços oferecidos pelo UniBrasil através de um questionário online disponibilizado através de um QRCode
Metodologia
O UniBrasil, integrado ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), mantém um compromisso com a qualidade do ensino, norteados pelos princípios da transparência, ética e consistência. Valoriza um processo contínuo, criterioso e alinhado às políticas nacionais de avaliação. Com a promulgação da Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, que estabeleceu o Sinaes, o UniBrasil aprimorou seu Programa de Avaliação Institucional, instituído em 2000, e implementou a prática de autoavaliação institucional, designando a Comissão Própria de Avaliação. Esta comissão tem como responsabilidade conduzir avaliações internas da instituição e organizar as informações requeridas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e para a execução do Programa de Avaliação Institucional, o UniBrasil adota as diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES).
A coleta de dados da instituição para a elaboração deste relatório é realizada em várias etapas. São obtidas informações referentes ao ano de vigência do relatório da Reitoria, das Pró-reitorias, Diretorias, Coordenações de Curso e de todos os setores da instituição, bem como nos dados das avaliações realizadas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). Essa abrangente abordagem permite uma compilação precisa de dados que refletem a realidade e o desempenho da instituição ao longo do período considerado. Garantimos, assim, uma visão completa e detalhada do panorama institucional. Isso possibilita uma análise que contribui com o planejamento institucional, plano de gestão e embasa as decisões da gestão do UniBrasil, apresentando informações sólidas, contribuindo para o aprimoramento contínuo da qualidade do ensino e dos serviços oferecidos pela instituição.
Princípios Metodológicos
A metodologia utilizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do UniBrasil tem como princípios norteadores a transparência, a ética e a consistência. Para tanto, as etapas, denominados módulo, são claramente definidas, com o intuito de buscarmos a variabilidade de indicadores que permitem análises mais complexas, qualificando a autoavaliação. Complementando este processo, as ações da comissão de avaliação são estrategicamente organizadas, seguindo um cronograma que possibilita a compreensão ampla das condições institucionais e assegura métricas valiosas para análise.
A transparência desempenha um papel fundamental no processo avaliativo, pois legitima e assegura a credibilidade na busca de melhorias contínuas. A ética alinhada aos princípios institucionais, garante o sigilo e tratamento confiável dos indicadores, permite a segurança e equidade dos participantes, incentivando a participação ampla de todos. E por fim a consistência do processo, que confere a responsabilidade da imparcialidade, a validação dos indicadores e sua eficácia, assim como interrelaciona métricas quantitativas e qualitativas. Importante ressaltar que a metodologia está diretamente relacionada as metas institucionais do PDI, que de forma sistêmica engloba objetivos de desenvolvimento sustentável, responsáveis com a qualificação e a excelência do universo acadêmico.
De acordo com estes aspectos acima o fluxo da coleta de dados da avaliação é constantemente atualizado, considerando a dinâmica do mundo social. Neste contexto a tecnologia permite criar processos ágeis, utilizando de ferramentas como o share point, questionários, e aplicativos próprios de acessibilidade ampla. Por fim os relatórios de cada processo proporcionam a construção de uma memória de indicadores, métricas e informações subsidiando o planejamento estratégico Institucional.
A autoavaliação é dividida em quatro módulos que orientam quais segmentos são avaliados e por quais categorias de participantes. Esta divisão permite uma análise global e sistêmica do universo institucional devido a amplitude de alcance dos participantes e sua respectiva organização. A divisão por módulos e categorização dos participantes, a definição dos dados a serem obtidos e o fluxo de encaminhamento das ações estão interligados frente a qualificação acadêmica e administrativa. Sendo o Plano Estratégico Institucional, PPI e o PDI os norteadores deste processo.
Cronograma Anual da CPA
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do UNIBRASIL segue um cronograma anual de atividades, com ações planejadas e distribuídas ao longo do ano para garantir a eficiência do processo de autoavaliação institucional e a participação de toda a comunidade acadêmica.
CPA
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi instituído pela Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004, com o objetivo de assegurar o processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes. O SINAES prevê a criação de Comissões Próprias de Avaliação (CPA) com o objetivo de realizar a autoavaliação nas instituições de ensino superior (IES).
A avaliação no UniBrasil é entendida como um instrumento fundamental de gestão que possibilita corrigir equívocos, planejar ações e encaminhamentos, mensurar resultados e rendimentos e monitorar a qualidade do trabalho desenvolvido em sala de aula para garantir aprendizagem mais adequada aos alunos.
Comissão Própria de Avaliação – CPA
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi instituído pela Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004, com o objetivo de assegurar o processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes. O SINAES prevê a criação de Comissões Próprias de Avaliação (CPA) com o objetivo de realizar a autoavaliação nas instituições de ensino superior (IES).
A avaliação no UniBrasil é entendida como um instrumento fundamental de gestão que possibilita corrigir equívocos, planejar ações e encaminhamentos, mensurar resultados e rendimentos e monitorar a qualidade do trabalho desenvolvido em sala de aula para garantir aprendizagem mais adequada aos alunos.
O sistema de Avaliação Institucional do UniBrasil é dividido em quatro módulos da seguinte maneira:
Módulo I - Avaliação por parte do corpo discente da Instituição sobre o corpo docente.
Módulo II - Avaliação por parte do corpo docente da Instituição sobre as turmas, coordenação de cursos e infraestrutura. Além das atividades de ensino, pesquisa e extensão que participam.
Módulo III - Avaliação por intermédio de variáveis e indicadores acadêmicos qualitativos e quantitativos, obtidos via sistema de dados e informações da Secretaria Geral, Pró-Reitoria de Graduação e Coordenação dos cursos.
Módulo IV - Avaliação por intermédio de variáveis e indicadores de desempenho global da Instituição, obtidos via sistema de dados e informações da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração, Reitoria e Secretaria Geral.
A Comissão Própria de Avaliação do UniBrasil, criada em 2004, desenvolve o assessoramento e acompanhamento da execução da política de avaliação institucional, observada a legislação pertinente. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é instituída por Portaria da Reitoria e é composta pelos seguintes membros:
Composição da CPA
Presidente CPA | Representante Docente: Eduardo Bolicenha Simm
Representante Docente: Daniele Sotta Ziliotto
Representante Docente: Allana Campos Marques
Representante Técnico-Administrativo: Luciano Gomes Tissot
Representante Técnico-Administrativo: Dianina Medeiros
Representante Discente: Diani Saldanha da Silva Ramalho
Representante Discente: Kauany Luize Galvão
Representante da Sociedade Civil: Ana Roseli Pedroso
Representante da Sociedade Civil: Narciso Doro Júnior
Devolutivas das Avaliações da CPA
Avaliação Institucional - 2025/1
Avaliação Institucional - 2024/2
Avaliação Institucional - 2024/1
Avaliação Institucional - 2023/1
Avaliação Institucional - 2023/2
Avaliação Institucional - 2022/1
Avaliação Institucional - 2022/2
Avaliação Institucional - 2021/1
Avaliação Institucional - 2021/2
Avaliação Institucional - 2020/1
Avaliação Institucional - 2020/2
Avaliação Institucional - 2019/1
Avaliação Institucional - 2019/2
Em breve
Em breve
Em breve
Comissão Própria de Avaliação – CPA
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi instituído pela Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004, com o objetivo de assegurar o processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes. O SINAES prevê a criação de Comissões Próprias de Avaliação (CPA) com o objetivo de realizar a autoavaliação nas instituições de ensino superior (IES).
A avaliação no UniBrasil é entendida como um instrumento fundamental de gestão que possibilita corrigir equívocos, planejar ações e encaminhamentos, mensurar resultados e rendimentos e monitorar a qualidade do trabalho desenvolvido em sala de aula para garantir aprendizagem mais adequada aos alunos.
O sistema de Avaliação Institucional do UniBrasil é dividido em quatro módulos da seguinte maneira:
Módulo I - Avaliação por parte do corpo discente da Instituição sobre o corpo docente.
Módulo II - Avaliação por parte do corpo docente da Instituição sobre as turmas, coordenação de cursos e infraestrutura. Além das atividades de ensino, pesquisa e extensão que participam.
Módulo III - Avaliação por intermédio de variáveis e indicadores acadêmicos qualitativos e quantitativos, obtidos via sistema de dados e informações da Secretaria Geral, Pró-Reitoria de Graduação e Coordenação dos cursos.
Módulo IV - Avaliação por intermédio de variáveis e indicadores de desempenho global da Instituição, obtidos via sistema de dados e informações da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração, Reitoria e Secretaria Geral.
A Comissão Própria de Avaliação do UniBrasil, criada em 2004, desenvolve o assessoramento e acompanhamento da execução da política de avaliação institucional, observada a legislação pertinente. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é instituída por Portaria da Reitoria e é composta pelos seguintes membros:
Composição da CPA
Presidente CPA | Representante Docente: Eduardo Bolicenha Simm
Representante Docente: Daniele Sotta Ziliotto
Representante Docente: Allana Campos Marques
Representante Técnico-Administrativo: Luciano Gomes Tissot
Representante Técnico-Administrativo: Dianina Medeiros
Representante Discente: Diani Saldanha da Silva Ramalho
Representante Discente: Kauany Luize Galvão
Representante da Sociedade Civil: Ana Roseli Pedroso
Representante da Sociedade Civil: Narciso Doro Júnior