GRUPOS DE ESTUDOS

O que são os Grupos de Estudos

São grupos de não mais que seis alunos coordenados por um professor, que se reúnem periodicamente para aprofundarem seus conhecimentos em um assunto específico.

Como funcionam

Os métodos utilizados pelos grupos de estudos são bastante variados: discussão de textos, apresentação de seminários, descrição e análise de fenômenos em laboratórios, entre outros. Seja qual for o método, o importante é levar o grupo a construir um conhecimento mais objetivo e aprofundado do assunto.

Qual é a finalidade

Apesar de pretender o aprofundamento do conhecimento, o grupo de estudos deve oportunizar aos alunos a diversificação saber. Deste modo, deve-se incentivar a reunião de alunos de cursos e escolas distintas em grupos específicos para, pelo diálogo entre saberes, intercambiarem conhecimentos.

É desejável que a atividade do grupo de estudos se desdobre em outras atividades acadêmicas. Após o encerramento dos trabalhos do grupo, é aconselhável que se apresente à comunidade acadêmica os resultados de suas atividades, na forma de: organização de um seminário sobre o assunto aprofundado, publicação de um artigo do grupo em uma das publicações da Instituição, entre outras.

Duração

O Grupo de Estudos terá a duração mínima de um semestre e a máxima de um ano.

Procedimentos

Qualquer professor da Instituição poderá propor a criação de grupos de estudos, mediante o envio de formulário à PROPPEx, dentro dos prazos estabelecidos em calendário.

Formulários de Estudos

A presença dos integrantes inscritos no grupo nas reuniões periódicas é essencial para o sucesso do mesmo. É a confirmação de 70% de presença nas reuniões que dará a cada participante o direito a um certificado.

Lista de presença

Os certificados só serão emitidos se, ao final do semestre, o professor que coordena o grupo enviar, no período estabelecido em calendário, o relatório de atividades do grupo.

Modelo de relatório

GRUPOS 2º SEMESTRE 2018

GRUPO: Constituição, Federalismo e Estados Abertos. Estudos sobre Pluralismo

GRUPOS 1º SEMESTRE 2018

GRUPO: Informação e Poder GRUPO: Law and Economics: Sentimentos econômicos: Adam Smith, Condorcet, e o Iluminismo, por Emma Rothschild GRUPO: Observatório de Avaliações Externas GRUPO: Processo Penal: O Paradigma da Justiça Negociada Frente aos Direitos Fundamentais do Imputado GRUPO: Processo Penal: Crítica de Mídia - “Notícia, um produto à venda: jornalismo na sociedade urbana e industrial”, de Cremilda Medina GRUPO: DIVERGE – Direito, Diversidade Sexual e Relações de Gênero GRUPO: Gestalt-Terapia GRUPO: Inteligência Artificial aplicada à Internet das Coisas (IA e IoT) GRUPO: Dança e Dor Crônica GRUPO: Psicanálise GRUPO: Direito Educação e Democracia - DED GRUPO: Miologia, Sindesmologia, Glicólise e Análise Bioestatística