Conquistar uma vaga em um programa de práticas clínicas de um dos principais hospitais universitários do país representa um importante reconhecimento do desempenho acadêmico e um passo decisivo na preparação profissional. Foi esse o resultado alcançado pelas estudantes do 7º período de Fonoaudiologia do UniBrasil, Lais Castex e Talyta Emanuhely Araujo Auffinger, selecionadas para o Ciclo de Práticas Clínicas – Multi+Férias, promovido pelo Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR).
O processo seletivo teve como critérios o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) e as exigências previstas em edital. O programa Multi+Férias oferece aos estudantes da área da saúde a possibilidade de desenvolver práticas clínicas durante o período de férias acadêmicas, proporcionando contato direto com a rotina hospitalar e com equipes multiprofissionais em um ambiente de alta complexidade.
As acadêmicas atuarão em diferentes setores do hospital. Lais Castex foi selecionada para a Enfermaria e UTI Adulto, enquanto Talyta Emanuhely Araujo Auffinger desenvolverá suas atividades na Maternidade e UTI Neonatal.
Para Lais Castex, a seleção representa a concretização de um objetivo que precisou ser adiado devido à rotina profissional. Professora em período integral, ela encontrou no formato do programa a possibilidade de ingressar pela primeira vez na prática hospitalar.
“Sempre tive o desejo de realizar estágio em ambiente hospitalar, por acreditar que essa vivência é fundamental para a formação do fonoaudiólogo. Como atuo em período integral, nunca consegui conciliar minha rotina com os horários dos estágios convencionais. Quando soube que o estágio aconteceria durante as férias, percebi que seria a oportunidade ideal para ampliar minha formação.”
A estudante destaca que sua dedicação ao longo da graduação foi determinante para alcançar a classificação.
“Procurei aproveitar todas as oportunidades de aprendizado oferecidas pela faculdade, conciliando os estudos com a rotina de trabalho. Esse esforço contribuiu para que eu alcançasse bons resultados acadêmicos e estivesse preparada para uma oportunidade como esta.”
Segundo Lais, a atuação no Hospital de Clínicas contribuirá para o desenvolvimento do raciocínio clínico, da prática interdisciplinar e da segurança profissional.
“Aprender em uma instituição de referência como o HC permitirá ampliar meus conhecimentos práticos, conhecer diferentes áreas da Fonoaudiologia hospitalar e contribuir para a definição dos meus objetivos de carreira.”
Embora tenha maior interesse na área de linguagem voltada para crianças neurodivergentes, atuação que já desenvolve como professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), ela acredita que a prática hospitalar ampliará sua visão sobre a profissão.
Para Talyta Emanuhely Araujo Auffinger, a inscrição no programa surgiu a partir de um incentivo da coordenação do curso.
“A professora e coordenadora do curso de Fonoaudiologia do UniBrasil, Luma Cordeiro, compartilhou a oportunidade no grupo de estágios. Assim que vi do que se tratava, decidi me inscrever.”
A acadêmica acredita que a atuação na unidade neonatal será um importante complemento aos conhecimentos adquiridos durante a graduação.
“A vivência hospitalar na unidade neonatal permitirá colocar em prática os conhecimentos adquiridos na teoria e compreender melhor a rotina dos profissionais. Além disso, será importante para a escolha da área em que pretendo atuar e também para fortalecer meu currículo.”
Ela ressalta que toda a trajetória acadêmica contribuirá para esse novo desafio, especialmente as atividades desenvolvidas na Clínica-Escola do UniBrasil, a participação na Liga Acadêmica de Saúde Materno Infantil (LASMI), os debates de casos clínicos e o estágio realizado no Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo.
Com expectativa de aprofundar seus conhecimentos na área materno-infantil, Talyta acredita que aprenderá não apenas com os profissionais, mas também com cada paciente e suas famílias.
“Tenho certeza de que será uma experiência enriquecedora, tanto no aspecto acadêmico quanto no crescimento pessoal.”
Entre os desafios, ela destaca o fortalecimento da autonomia e da segurança profissional.
“Acredito que essa experiência contribuirá para fortalecer minha autonomia e minha segurança durante os atendimentos.”
A seleção de Lais Castex e Talyta Emanuhely Araujo Auffinger evidencia o comprometimento das estudantes e a qualidade da formação oferecida pelo UniBrasil. A participação no programa Multi+Férias reforça a importância da integração entre ensino e prática clínica, permitindo que futuros profissionais ampliem seus conhecimentos em um hospital de referência e fortaleçam sua preparação para os desafios da atuação em saúde.
Essa versão valoriza a conquista logo na abertura, apresenta primeiro o programa Multi+Férias, depois informa onde cada estudante atuará, organiza os depoimentos em blocos individuais e encerra com um fechamento institucional mais objetivo, além de reduzir as repetições de “experiência”, “oportunidade” e “formação”.

