Aprender na prática: Projeto Acolhe aproxima futuros pedagogos dos desafios reais da educação infantil

Iniciativa do curso de Pedagogia atende crianças da comunidade e proporciona aos acadêmicos experiências concretas de planejamento, acompanhamento e intervenção pedagógica 

 

Ensinar também é aprender. É a partir dessa perspectiva que o Projeto Acolhe, do curso de Pedagogia do UniBrasil, aproxima acadêmicos dos desafios encontrados diariamente no processo de aprendizagem de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. Por meio de encontros semanais, os estudantes participam do planejamento e da realização de atividades pedagógicas, acompanhando de perto as necessidades de cada criança. 

A iniciativa atende crianças da comunidade e já alcançou mais de 150 participantes desde o início de suas atividades. Os encontros são realizados aos sábados, no período da tarde, com acompanhamento de professores do curso e participação de até cinco acadêmicas de Pedagogia a cada semestre. 

Mais do que oferecer atividades de apoio escolar, o projeto cria um espaço para que os futuros professores possam observar diferentes formas de aprender e, a partir disso, pensar em estratégias que façam sentido para cada estudante. Jogos, brincadeiras e outras propostas pedagógicas são utilizados como recursos para estimular o desenvolvimento de habilidades, especialmente em Língua Portuguesa e Matemática. 

Para os acadêmicos, essa vivência permite transformar os conhecimentos discutidos em sala de aula em experiências concretas. O contato com as crianças contribui para o desenvolvimento de competências relacionadas ao planejamento, à observação, à avaliação e à adaptação das práticas de ensino. 

“Quando o acadêmico está diante de uma situação real, ele precisa observar, planejar, tomar decisões e avaliar os resultados. Essa experiência contribui diretamente para a construção da identidade profissional do futuro professor”, explica o coordenador do Projeto Acolhe, professor Anderson Minosso. 

Um dos diferenciais do Acolhe está na possibilidade de acompanhar individualmente o processo de aprendizagem. Ao longo dos encontros, os acadêmicos observam as dificuldades apresentadas pelas crianças e desenvolvem propostas que consideram as particularidades de cada participante. 

A experiência também permite compreender que o processo de aprendizagem não acontece da mesma maneira para todos. Por isso, o projeto valoriza diferentes estratégias e recursos pedagógicos, tornando as atividades mais dinâmicas e próximas da realidade das crianças. 

Entre os participantes estão estudantes encaminhados por escolas municipais de Curitiba e filhos de colaboradores do UniBrasil. A parceria amplia o alcance da iniciativa e fortalece a aproximação entre o Centro Universitário e a comunidade. 

Quando a extensão encontra a pesquisa 

A experiência acumulada pelo Projeto Acolhe também abriu espaço para novas possibilidades dentro do Centro Universitário. Desde 2025, a iniciativa passou a integrar uma frente de pesquisa acadêmica, voltada à formação inicial e continuada de professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 

O grupo reúne professores de Pedagogia, profissionais da Rede Municipal de Educação de Curitiba e docentes de outras instituições de ensino superior. A proposta é aproximar diferentes experiências e perspectivas para produzir conhecimento sobre a formação docente e os desafios presentes no cotidiano escolar. 

Agora, o projeto se prepara para ampliar ainda mais esse olhar. Em 2026, uma das perspectivas é fortalecer a atuação interdisciplinar, aproximando áreas como Psicologia e Fisioterapia das atividades já desenvolvidas pela Pedagogia. 

A ideia é compreender a aprendizagem infantil de maneira mais ampla, considerando não apenas os aspectos pedagógicos, mas também fatores emocionais e motores que podem interferir nesse processo. 

“O Acolhe nos mostra que a universidade pode contribuir de diferentes maneiras. Ao mesmo tempo em que oferecemos uma experiência importante para a formação dos acadêmicos, também aprendemos com as crianças, com as escolas e com os profissionais que participam do projeto. Essa troca é o que torna a extensão tão significativa”, destaca Anderson Minosso. 

Com a integração entre formação acadêmica, atendimento à comunidade e produção de conhecimento, o Projeto Acolhe amplia o espaço de aprendizagem para além da sala de aula e transforma a experiência prática em parte essencial da formação de novos professores. 

Como participar 

As crianças interessadas em participar do Projeto Acolhe podem realizar a inscrição para o atendimento pedagógico. Ao se inscrever no Acolhe, o participante também é automaticamente inscrito para o atendimento de Fonoaudiologia. 

 

Atendimento Pedagógico 

Sala Paulo Freire 

Das 13h30 às 15h 

Fonoaudiologia 

Clínica-Escola de Fonoaudiologia 

Das 13h às 17h 

Informações e inscrições: (41) 3361-4318 

 

Postado em FONOAUDIOLOGIA, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, PEDAGOGIA, UniBrasil.

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário