PRÁTICA EM DOCÊNCIA

Ementa

  • Ensino jurídico: precedentes, críticas, experiências, diagnósticos e modelos.
  • Ensino jurídico e educação jurídica. Metodologias de ensino e aprendizagem jurídica.
  • Dinâmica ativa

BIBLIOGRAFIA

ANDREUCCI, Álvaro Gonçalves Antunes; MAILLART, Adriana Silva. O ensino jurídico e a formação crítica e criativa de professores: apontamentos sobre a historiografia da história do direito no Brasil. In: SILVEIRA, Vladmir Oliveira da; SANCHES, Samyra; COUTO, Mônica Bonetti (Org.). Educação jurídica. São Paulo: Saraiva, 2013. p. 65-86.

CASTRO, Adilson Gurgel de. Educação continuada: o papel das instituições de ensino superior e o papel das escolas superiores de advocacia, da magistratura e do Ministério Público. In: OAB Ensino Jurídico: formação jurídica e inserção profissional. Brasília, DF: OAB, Conselho Federal, 2003. p. 43-78.

FERRAZ, Sérgio; PEREIRA, Ademar. Um curso em dois ciclos. In: OAB Ensino Jurídico: formação jurídica e inserção profissional. Brasília, DF: OAB, Conselho Federal, 2003. p. 159-183.

IOCOHAMA, Celso Hiroshi. Ensino jurídico: ação docente e aprendizagem. Curitiba: Instituto Memória, 2015. p. 64-118; 207-219.

JUNQUEIRA, Eliane Botelho. O Ensino da Ética em um País Tropical. In: ______. Faculdades de Direito ou Fábricas de Ilusões? Rio de Janeiro: IDES/Letra Capital, 1999. p. 133-197.

LOTUFO, Renan; DAMIÃO, Regina Toledo. Vocação e seleção para o estudo do Direito. In: OAB Ensino Jurídico: formação jurídica e inserção profissional. Brasília, DF: OAB, Conselho Federal, 2003. p. 141-152.

KENNEDY, Duncan. Politizar la classe. In: ______. La enseñanza del derecho como forma de acción política. Buenos Aires: Siglo Veintiuno, 2012.

MACHADO, Rubens Approbato. Exigências práticas no exercício profissional e limitações da Formação Jurídica. In: OAB Ensino Jurídico: formação jurídica e inserção profissional. Brasília, DF: OAB, Conselho Federal, 2003. p. 17-28.

MACHADO, Antônio Alberto. Ensino jurídico e mudança social. São Paulo: Expressão Popular, 2009. p. 61-106; 213-230.

MELO FILHO, Álvaro. Metodologia do Ensino Jurídico. Rio de Janeiro: Forense, 1984. p. 85-148.

RODRIGUES, Horácio Wanderlei. Ensino jurídico no Brasil: balanço geral. In: Novo currículo mínimo dos cursos jurídicos. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1995. p. 9-39.

RODRIGUES, Horácio Wanderlei; JUNQUEIRA, Eliane Botelho. Ensino do Direito no Brasil. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2002. p. 52-113.

SANCHES, Samyra; SILVEIRA, Vladmir Oliveira da. A reprodução do paradigma dogmático da ciência do direito no ensino jurídico e a necessidade de mudanças na pesquisa jurídica, que permitam uma efetiva educação jurídica. In: ______; COUTO, Mônica Bonetti (Org.). Educação jurídica. São Paulo: Saraiva, 2013. p. 497-513.

VENANCIO FILHO, Alberto. Das arcadas ao bacharelismo. São Paulo: Perspectiva, 1982. p. 179-335.