13ª SAEF promove palestras, oficinas e workshops aos acadêmicos de Educação Física, entre os dias 30 e 31 de maio

A 13ª SAEF, do UniBrasil, tem como principal temática “Educação Física e Mercado de Trabalho: um mundo de possibilidades”.

Texto por Gabrielle Cordovi.
Fotos por Gabrielle Cordovi e Gabriel Vieira.

‘Educação Física e Mercado de Trabalho: Um mundo de possibilidades’. Esta é a temática que norteou toda a organização da Semana Acadêmica de Educação Física (SAEF) do ano de 2023, que já se encontra na 13ª edição. Os bastidores do evento são de responsabilidade dos acadêmicos do oitavo período do curso, no qual se envolvem em todo o processo de organização da SAEF. A professora Luize Moro, à frente da disciplina em “Organização de Evento”, destacou que os estudantes dividem-se em Comissões para a execução das atividades.

Entre os dias 30 e 31 de maio, a 13ª SAEF promoveu dois dias intensos de palestras, oficinas e workshops aos acadêmicos de Educação Física, contemplando as mais diversas ramificações da área. Como forma de agradecimento ao comparecimento de cada convidado, a equipe, composta por dez membros, incluindo a supervisão das docentes Camile Silva, coordenadora do curso, e Luize Moro, recorreu a empresas de academias, de estética e saúde, dentre outras, para propiciar brindes personalizados. 

A docente Luize Moro disse que forneceu aos acadêmicos algumas ferramentas tecnológicas, como aplicativos de organização, para facilitar o planejamento e o trabalho em equipe. “Os alunos terminam o semestre satisfeitos e com o sentimento de dever cumprido. É uma disciplina bem prazerosa, que agrega para a formação dos acadêmicos”, afirma com imensa alegria a docente ao acompanhar os bastidores da SAEF.

O cronograma, definido pela Comissão de Organização Geral, contou também com a exposição de banners no Complexo Esportivo do UniBrasil. Dentre os destaques de trabalhos científicos que ganhou notoriedade pela temática, está o de “Benefícios do Exercício Aeróbico na Aptidão Física de Idosos”, desenvolvido pelos acadêmicos Celso Garcia Junior e Leonardo Rafael Weber, do sétimo período, sob a orientação do docente Rodrigo Bozza.

Em entrevista concedida, ambos enfatizam que a relevância desta pesquisa se concentra  por conta do progressivo envelhecimento da população. Diante deste cenário, o Celso explica que é preciso intervenções que, neste caso, são os exercícios aeróbicos, melhorando, desta forma, a aptidão física do idoso. 

“Uma das características [do exercício aeróbico] é a simplicidade da realização da atividade e a sua baixa ou moderada intensidade”, diz Celso Garcia Junior.

 

“O melhor cliente que eu gosto de atender é aquele que não gosta de treinar”, destaca Personal Trainer Wesley Pugsley em palestra

 

Egresso do UniBrasil ministra palestra sobre os desafios da atuação do personal trainer.


Em palestra “Personal Trainer: Desafios do dia a dia, gestão de tempo, carteira de clientes”, o palestrante Wesley Pugsley apresentou aos futuros profissionais o artigo “Top 10 Global Fitness Trend Results for 2023” (na tradução: “As 10 tendências do Fitness ao redor do mundo para 2023”) e detectou, por meio desta pesquisa, que a procura por Personal Trainer está em alta, no Brasil.

Por conta deste cenário, o convidado compartilhou a rotina de trabalho que desenvolve com os clientes, como a captação e a fidelização de alunos para treinos personalizados. Nesse tempo de experiência em academias, Wesley entendeu que, para conquistar o público, era necessário realizar uma apresentação de qualidade.

“Para que você consiga fazer uma apresentação de qualidade, deve ser apontado alguns benefícios que convencerá o seu aluno que é necessário ter você, como personal trainer. Dentre os benefícios, estão: o aumento da força, a melhora do perfil lipídico, a melhora do metabolismo da glicose, aumento da densidade mineral óssea e a redução de doenças cardiovasculares”, orienta o personal trainer Wesley. 

A conquista destes benefícios, no entanto, precisam cumprir algumas etapas, segundo destaca o convidado, tais como: melhora da flexibilidade, do condicionamento cardiorrespiratório, do aumento da força e da melhora de técnicas. Por isso, enfatizou a importância e a relevância da avaliação física, por exemplo: dobras cutâneas, perimetria, quadro de postura, adipômetro e paquímetro, dentre outras.   

Este slideshow necessita de JavaScript.

Postado em BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA, BLOG, ESCOLA DE SAÚDE, GRADUAÇÃO, LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, PRODUÇÃO CÍENTIFICA, UniBrasil.

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe um comentário