Projeto Acolhe, do curso de Pedagogia, contribui para o processo de aprendizagem de crianças da comunidade do Tarumã

 

Foto de arquivo pessoal.


Texto por coordenadora de Pedagogia, Andréa Veiga. 

O projeto Acolhe surgiu da vontade de contribuir com o desenvolvimento das crianças da nossa comunidade, principalmente após a pandemia e a defasagem na aprendizagem que ela representou para os estudantes. Diante disso, iniciamos em outubro de 2022 com um projeto piloto de reforço escolar dos anos iniciais aos sábados, com uma turma de 5 estudantes. Em 2023, já iniciamos com força total e estamos atendendo em torno de 25 crianças de 1º a 5º do Ensino Fundamental. Participam de nossos encontros estudantes de escolas da região, principalmente de nossa escola vizinha EM Madre Antonia, estudantes indicados por nossos acadêmicos e filhos de funcionários do Unibrasil.

O projeto foca no processo de alfabetização e letramento e no letramento matemático, buscando auxiliar estudantes que ainda não solidificaram as relações básicas de leitura, escrita e quantificação. Além da possibilidade de impactar a nossa comunidade, o projeto proporciona experiências únicas de planejamento e adaptação de atividades para nossos acadêmicos de Pedagogia que participam do Acolhe de forma voluntária.

É de acordo com as necessidades específicas dos estudantes que o pedagogo desenvolve o olhar crítico e consegue buscar novos processos e métodos para estimular seu aluno, e é essa a experiência que nossos acadêmicos vivenciam a cada novo encontro com as crianças.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Postado em COMUNIDADE, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, PEDAGOGIA, UniBrasil.

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe um comentário