Mulheres na liderança: o poder e a influência feminina na gestão de negócios

Em celebração ao Mês da Mulher, o Centro Universitário UniBrasil reforça o estímulo à presença feminina em todas as áreas de mercado 

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, em 2023 o Brasil atingiu mais de 100 milhões pessoas ativas no país. Esse é o maior número desde 2012, com destaque para a crescente participação feminina. Entretanto, segundo dados do IBGE, em 2024, apesar de serem mais escolarizadas e de ocuparem 39% dos cargos de gerência, as mulheres brasileiras ainda recebem em torno de 21% a menos do que os homens. 

O UniBrasil foi uma das primeiras instituições de Curitiba a colocar uma mulher na reitoria, com a Profa. Lilian Pereira Ferrari ocupando o cargo no mandato de 2018. Atualmente, o Centro Universitário conta com três mulheres ocupando cargos na reitoria e pró-reitoria, além da vasta presença feminina em cargos de liderança.  

“A representatividade feminina no UniBrasil não só fortalece a gestão institucional, trazendo uma liderança mais diversificada e colaborativa, como também impulsiona a construção de uma cultura organizacional mais inclusiva e igualitária. Esse cenário reflete de maneira positiva o progresso da instituição e serve como inspiração para o crescimento de mais mulheres em cargos de liderança, estabelecendo um legado de equidade e oportunidades para as gerações futuras”, compartilha a Diretora Executiva, Daniela Morroni. 

Segundo o Relatório de Transparência e Igualdade Salarial do UniBrasil, atualmente, 58% das posições de liderança no Centro Universitário são ocupadas por mulheres e o salário médio delas equivale a 109,2% do recebido pelos homens. 

A ascensão das mulheres a cargos de liderança no setor educacional 

Dados do Censo da Educação Superior de 2021 revelam que as mulheres representam 58,1% dos estudantes matriculados no ensino superior no Brasil. Elas também correspondem a 61% dos concluintes, predominando em oito das dez áreas gerais de cursos.  

Camile Silva, atual Reitora do UniBrasil, ressalta que a instituição valoriza a presença feminina em cargos de liderança desde a sua fundação. 

“Compreendemos que a diversidade de pensamentos e perspectivas da mulher na gestão complementam e definem olhares singulares para mundo da educação. Ao longo destes 25 anos, o UniBrasil tem orgulho em manter em cargos estratégicos, mulheres que construíram suas histórias profissionais na área da educação e que hoje fortalecem a vocação de nossa instituição com o compromisso social e a responsabilidade com a construção de um mundo de oportunidades”. 

Entretanto, apesar de serem maioria no ensino superior, as mulheres ainda são minoria em áreas como engenharia e tecnologia da informação, indicando a necessidade de políticas que incentivem sua participação nesses campos. 

A contínua ascensão feminina no Brasil 

Para a Profa. Marcia Maria Coelho, Diretora Acadêmica do UniBrasil, a presença feminina é fundamental para promover um ambiente mais inclusivo e inovador, pois traz uma perspectiva diversificada, valorizando a colaboração, a empatia e promovendo também atenção às questões relacionadas a equidade no mercado. 

“Essa é uma das grandes visões do UniBrasil: equidade e inclusão. Isso acaba colaborando para ajudar a criar um ambiente educacional que respeita as particularidades de todos os indivíduos”, explica a Diretora Acadêmica.  

Marcia ressalta que as mulheres ainda carregam o acúmulo de trabalho imputado a figura feminina no país. “Além de todas as atividades acadêmicas, a mulher possui as responsabilidades do lar. Então, na nossa sociedade, você ainda vê um acúmulo de trabalho imputado a mulher. Além disso, também há a questão de se firmar em ambientes predominantemente masculinos, especialmente na posição de liderança. Para superar esse desafio é essencial que as mulheres se apoiem e conquistem espaço, visibilidade e influência pelas suas próprias habilidades”. 

Apoio à formação e à promoção das mulheres no Brasil 

Esses dados evidenciam avanços na inserção das mulheres no mercado de trabalho e no setor educacional. Porém, as desigualdades salariais e a sub-representação em cargos de liderança ainda mostram que há espaço para evoluir a presença feminina no Brasil. 

Para Daniela Morroni, apesar dos avanços, a implementação de políticas de igualdade salarial é fundamental para que as mulheres ocupem posições de liderança de maneira plena e justa. “É essencial reconhecer e celebrar os avanços que as mulheres têm conquistado no mercado de trabalho, especialmente em posições estratégicas. Precisamos combater os estereótipos de gênero e promover ambientes de trabalho que favoreçam o equilíbrio entre vida profissional e pessoal para todos”, conclui a Diretora Executiva. 

Por fim, Marcia reforça a importância de iniciativas que fomentem o desenvolvimento contínuo de competências de liderança. “Nós temos programas que incentivam e trabalham com a liderança, pois temos o compromisso com a promoção da igualdade e de oportunidades. Por meio de grupos de discussão, projetos de extensão e incentivos a participação de projetos extracurriculares, proporcionamos às nossas estudantes ferramentas para o desenvolvimento de suas competências e ajudando a criar a confiança necessária para que elas se destaquem em suas carreiras”, conclui. 

O UniBrasil também promove eventos acadêmicos, como conferências e workshops, permitindo que seus alunos ampliem suas redes de contato e tenham acesso a novas ideias e contextos. Dessa forma, a instituição reafirma seu compromisso com o crescimento acadêmico e profissional de suas alunas e colaboradoras, contribuindo para a formação de futuras líderes e incentivando-as a trilhar os caminhos que desejam. 

Para àqueles interessados em visualizar o Relatório de Transparência e Igualdade Salarial, basta acessar o link: https://www.unibrasil.com.br/a-instituicao/relatorio-de-transparencia-e-igualdade-salarial/ 

Serviço 

Para saber mais sobre os cursos e demais atividades do UniBrasil, basta acessar o site https://www.unibrasil.com.br. 

 

Informações para a imprensa    

ACCIO Comunicação Estratégica    

(41) 9.9282-7551 (Larissa) | 9.9675-0119 (Pedro) e [email protected] 

 

Postado em COPEx, DOUTORADO, GRADUAÇÃO, MESTRADO, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE.

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário