Inspirada pela convivência com pessoas idosas, a estudante Geyse Nogueira, do 8º período do curso de Enfermagem do UniBrasil, participou da 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Durante o evento, seu “Projeto Viva Mais” foi reconhecido pela comunidade e aprovado para avançar à etapa estadual. A conferência, voltada ao envelhecimento saudável e digno, reuniu a sociedade e o poder público para discutir, avaliar e propor melhorias nas políticas voltadas à garantia dos direitos dos idosos.
A aluna fundadora do Projeto Viva Mais, já impacta cerca de 180 idosos com encontros educativos, com média de 94 pessoas por encontro, atividades de bem-estar e cuidado integral para promover o envelhecimento ativo. A iniciativa começou na prevenção de queimaduras e hoje amplia a qualidade de vida de quem mais precisa de atenção e acolhimento.
Os temas trabalhados no projeto seguem as diretrizes da Organização Mundial da Saúde e incluem alimentação saudável, prevenção de doenças, uso consciente de tecnologia, combate ao etarismo e interação medicamentosa. Além dos conteúdos, os encontros reforçam a autoestima com dinâmicas como a “Cadeira da Boa Notícia”, em que um idoso compartilha algo positivo com o grupo, além do tradicional bingo, que fortalece a convivência.
A aluna iniciou o projeto sozinha, mas hoje conta com o apoio da enfermeira Celma Devens e da agente comunitária Laís Terezinha. “Cuidar sempre foi minha missão. O UniBrasil me deu o conhecimento técnico, mas também me acolheu como mulher preta, madura e cheia de sonhos. Aqui, encontrei professores que me enxergaram de verdade”, destaca.
Histórias como a de Geyse reafirmam a missão do UniBrasil em formar cidadãos críticos, éticos e socialmente comprometidos, capazes de transformar suas realidades por meio da educação de qualidade e do cuidado com as pessoas.
