O UniBrasil Centro Universitário dá início à quarta edição do projeto de extensão “Educação Ambiental em Escolas: uma ferramenta essencial dentro da abordagem de Saúde Única”, que será desenvolvido ao longo de oito semanas, em parceria com a Escola Estadual Maria Balbina.
A primeira reunião foi realizada no dia 26 de setembro. A partir de agora, os próximos encontros acontecerão no dia 03/10, no UniBrasil, e, em seguida, na escola parceira, nas datas 10/10, 17/10, 24/10, 31/10, 07/11 e 14/11/2025, sempre no período da tarde, das 13h às 17h.
O projeto abordará de forma prática e interdisciplinar o tema das doenças zoonóticas e parasitoses comuns no Brasil, como a giardíase e outras verminoses, ou seja, doenças transmitidas entre animais e humanos. Estudantes do 7º ano do ensino fundamental terão contato com conceitos de Saúde Única, compreendendo a relação entre saúde humana, animal e meio ambiente, além de aprenderem medidas de prevenção, higiene e cuidados responsáveis com animais de estimação.
Coordenado pela professora do curso de Medicina Veterinária do UniBrasil, Luciana Abrahão Pires, o projeto conta, nesta edição, com a colaboração de profissionais das áreas de Enfermagem, Gestão Ambiental e Pedagogia, fortalecendo ainda mais a integração entre diferentes saberes. Nas três primeiras edições, a proposta contou com a participação apenas da Medicina Veterinária e da Pedagogia.
Além disso, esta edição do projeto será cadastrada na plataforma internacional One Health Commission, como um dos eventos oficiais em comemoração ao Dia da Saúde Única (One Health Day), celebrado mundialmente em 03 de novembro.
Para os acadêmicos participantes, a experiência representa uma oportunidade de unir teoria e prática, aprimorar habilidades de comunicação, trabalho em equipe e liderança comunitária, além de vivenciar a extensão universitária como instrumento de transformação social.
Mais do que uma ação educativa, o projeto contribui para a formação de profissionais críticos, éticos e comprometidos com os desafios globais e regionais relacionados à saúde, à sustentabilidade e ao bem-estar coletivo.