Academia UniBrasil e a startup brasileira em um mercado de gigantes

A Escola de Engenharias do UniBrasil Centro Universitário, com participação das Escolas de Negócios e de Direito, receberá, dentro do Projeto Academia UniBrasil, dois dos mais destacados representantes da nova geração de empresários paranaenses: Claudio Matos e Rodrigo Contin. Eles virão à instituição no próximo dia 24 de maio, às 19 horas, proferir palestras, será no Auditório Edla Van Steen, com entrada franca.

Claudio Daniel Ehlke Santi Matos é Sócio Diretor da Kultivi, projeto que produz conteúdo educacional gratuito. Graduado em Direito e especializado em Direito Processual Civil, é também Sócio Diretor da Editora Aprovare. Ele falará sobre o Case Kultivi – Empreendedorismo em negócios com impacto social                                                                

Rodrigo Contin é o CEO e fundador da Hitech Electric, a primeira marca brasileira de veículos elétricos. Engenheiro mecânico, atuante em competições, além de empresário, conquistou títulos em categorias nacionais e internacionais preliminares à F1. Falará sobre Mobilidade e disrupção: inovando em um mercado de gigantes.

Startup é uma empresa emergente, como a tradução do termo indica (iniciante). Destacam-se geralmente pelo modelo de negócios inovador, pelo empreendedorismo, pelo uso intensivo de tecnologia e pela busca de baixos custos de produção sem prejudicar a qualidade do produto. A expressão startup popularizou-se aplicada a “empresas.com” ligadas à internet, mas não se refere exclusivamente a elas. Dependem de uma postura empreendedora, tendo por objetivo a criação de algo com valor, criar uma empresa, correndo riscos, nomeadamente de natureza financeira, pessoal e social, optando pela criação do seu próprio negócio.

Segundo o Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, a Educação fundamenta-se em quatro pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e, finalmente, aprender a ser. Da mesma forma, defende-se hoje em dia que o empreendedor para obter vitória na concretização do seu objetivo, deve estar atento a estes fundamentos.

Para testar o sucesso da sua ideia de negócio, o empreendedor deve encontrar resposta para diversas questões, como saber quem vai comprar o seu produto ou serviço, qual o motivos que os levam a comprar, que necessidade têm de adquirir esse produto ou serviço, quais são os canais de distribuição ideais e disponíveis, identificar a natureza do mercado, se este está em crescimento ou em declínio, se é muito ou pouco concentrado, e uma série de outros quesitos para dar sustentabilidade ao negócio em si.

Sobre todos estes aspectos, em cada caso em particular os palestrantes discorrerão na noite de 24 de maio, auxiliando aqueles que ainda pretendem seguir o caminho da inovação.

Texto: Wanda Camargo

 

Postado em NOTÍCIAS e tagged , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *