Academia UniBrasil e Curso de Pedagogia discutem BNCC

O Curso de Pedagogia do UniBrasil Centro Universitário, por seus alunos e professores, e o Projeto Academia UniBrasil, receberão na quarta-feira, 10 de abril, às 19 horas na Sala de Leituras, a professora Zita Ana Lago Rodrigues, que proferirá palestra sobre tema atual e do interesse de todos os educadores: “BNCC: da proposta à ação, sentidos e significados”.

A Base Nacional Curricular Comum é uma iniciativa ambiciosa que tem por objetivo instituir uma Base para toda a Educação Básica brasileira. Deve entrar em vigor a partir de 2020 e busca melhorar os índices de aprendizagem, repetência e abandono, que são dramáticos em termos nacionais.

Com a BNCC, os estados deverão adequar seus currículos, garantindo que os estudantes aprendam o conteúdo básico e tenham a opção de mais aulas em certas áreas. Está previsto que apenas português e matemática tenham cargas horárias determinadas nos três anos do ensino médio. Além disso, será estimulada a formação inicial e continuada dos educadores, a produção de materiais didáticos, as matrizes de avaliação e os exames nacionais.

Embora tenha sido estudada e debatida exaustivamente, a BNCC ainda gera dúvidas e discordâncias, naturais em todo processo de mudança, por isso é importante ouvir profissionais e estudiosos que a conheçam em profundidade.

E a professora Zita reúne excelentes credenciais para falar sobre o assunto: é Doutora em Educação, Mestre em Educação – Ensino Superior, Especialista em Educação e em Ética e Filosofia Política, licenciada em Filosofia. Doutoranda em Administração – Ética e Gestão de Instituições de Ensino.

Prestou consultorias vinculadas às Secretarias de Estado da Educação do Paraná-SEED/PR, de Santa Catarina e de Sergipe, no tocante às questões da Educação Municipal, de Propostas Curriculares, de Avaliação Educacional e Institucional, de Gestão Educacional e Pedagógica, de Projetos de Escolas de Educação em Tempo Integral e do Ensino Fundamental de 9 anos.

Foi Secretária Municipal de Educação no Município de Palmas/PR, em duas gestões. Membro de Comissões de Elaboração de Concursos Públicos Municipais, em Municípios do PR e SC.

Tem cerca de 40 trabalhos publicados em jornais, periódicos e revistas indexadas na área de Educação, em especial sobre Educação em Valores, Ética e Educação, Filosofia da Educação, Educação pela Pesquisa e Educação para a Complexidade.

É autora de vários livros na área educacional e filosófica, com coletânea de estudos, projetos e pesquisas, alguns em conjunto com orientandos (as), com tiragens de cerca de 5000 exemplares.

É consultora para a formação continuada dos Coordenadores Regionais do Programa Aprende Brasil, da Empresa Editora Positivo, ministrando Palestras e Cursos na área educacional sobre Avaliação e Currículo, Projetos Político-Pedagógicos e Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental, Gestão Educacional e Organização do Trabalho Pedagógico e Educação em Escolas de Tempo Integral, em Municípios de diversos Estados brasileiros.

A palestrante é considerada uma das mais experientes educadoras paranaenses, e respeitada como profunda conhecedora e entusiasta da área, ouvi-la certamente irá colaborar para a qualidade da formação docente.

Texto: Wanda Camargo

 

Postado em GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, PEDAGOGIA e tagged , , , , .

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *