Academia UniBrasil e Curso de Psicologia convidam para palestra online

Texto por Wanda Camargo.

Academia UniBrasil e Curso de Psicologia convidam para palestra online “Condições Epistemológicas da Ciência e o problema da Verdade”, a ser realizada no próximo 16 de agosto às 19 horas, com acesso a estudantes e professores, transmitida pelo YouTube do UniBrasil.

O tema será tratado por Daniel Omar Perez, doutor e mestre em Filosofia, docente de Filosofia na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com pós-doutorado realizado na Alemanha e também na Michigan State University. O professor Daniel é pesquisador do CNPQ, autor de artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, livros e capítulos de livros sobre filosofia e psicanálise.

Em suas pesquisas, trata do sujeito e a linguagem a partir de Kant. Seu trabalho se concentra na questão de como nos constituímos tanto individual quanto coletivamente como sujeitos, e aborda fenômenos como massa, povo, coletivo, relações amorosas e situações diagnosticadas no espectro do autismo. No seu estágio de pós-doutorado na Alemanha desenvolveu parte do projeto sobre antropologia em Kant e avançou na tradução das “Reflexões de Antropologia”. Em outro estágio de pós-doutorado na Michigan State University (EEUU) com o apoio da CAPES trabalhou na antropologia pragmática de Kant e na organização do livro “Kant in Brazil” com Frederick Rauscher.

A diferença fundamental entre ciência e filosofia da ciência costuma ser definida como: na ciência realizamos, na filosofia pensamos como devemos fazer, para que fazemos e por que fazemos. Assim, ciência necessita da epistemologia para uma fundamentada orientação e construção de sua análise. A epistemologia pretender saber das características do que é ou não é específico da cientificidade e tem como objeto de estudo a reflexão sobre a produção da ciência, sobre os seus fundamentos e métodos, sobre o seu crescimento, e não constitui uma construção racional isolada. Ela faz parte de uma teia de relações, e ao refletir sobre as suas finalidades, sobre os seus fundamentos e raízes, favorece a aprendizagem.

Por outro lado, a problemática da verdade está presente na história crítica do pensamento, nas articulações históricas de sua mútua modificação e constituição.

A verdade, seus ocultamentos ou a descoberta das coisas verdadeiras é essencial para determinar as condições históricas de constituição dos sujeitos e fundamental em qualquer ramo das ciências.

Serão mediadores: a professora Dulce Mara Gaio, psicanalista, especialista em Psicologia Clínica e em Filosofia e Psicanálise, com Mestrado em Filosofia Contemporânea pela UFPR. Supervisiona estágio a profissionais e serviços de saúde, no Sistema Penitenciário e em Hospital Psiquiátrico/Clínica Psicossocial e clínico-institucional do CAPS III e SOIS.

E o professor Eduardo Ribeiro da Fonseca: Psicanalista, professor e pesquisador em Filosofia, da PUCPR. Professor visitante da Universidade Católica de Moçambique. Mestre em filosofia moderna e contemporânea pela UFPR e doutor em filosofia moderna e contemporânea pela USP. Prêmio Jabuti com o livro Psiquismo e vida: O conceito de impulso nas obras de Freud, Schopenhauer e Nietzsche. Tradutor dos Complementos ao livro O Mundo como Vontade e Representação, de Arthur Schopenhauer, Prêmio Jabuti na categoria Tradução. Avaliador Ad Hoc de livros CAPES.

Com certeza será um encontro proveitoso.

 

Postado em BLOG, COMUNIDADE, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, PSICOLOGIA, UniBrasil.

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *