Academia UniBrasil e Cursos de Nutrição UniBrasil e UniAmérica promovem palestra com Elaine de Azevedo

Na noite de 15 de abril, às 19 horas, o Projeto Academia UniBrasil em parceria com os cursos de Nutrição do UniBrasil e o Curso de Nutrição da UniAmérica, instalada em Foz do Iguaçu, realiza palestra online que será transmitida no Canal do YouTube da instituição. É a primeira parceria entre as duas instituições, e sendo o curso da UniAmérica, da mesma forma que o curso do UniBrasil, voltado à formação de profissionais competentes para atuar em alimentação e nutrição humanas, envolvendo nutrição nas diversas fases da vida, saúde pública, higiene, alimentos, gestão e planejamento de unidades de alimentação e nutrição, nutrição esportiva, desenvolvimento de alimentos, entre outros, esta proximidade de objetivos e atuações propiciou a colaboração para oferecer a palestra Nutrição: olhar sociológico e cultural com Elaine de Azevedo, que é nutricionista com aperfeiçoamento em Medicina Antroposófica, mestrado em Agroecossistemas, doutorado em Sociologia Política e pós doutorado em Saúde Pública, o que constitui também oportunidade de convivência entre os estudantes e professores de ambos os cursos.

Elaine de Azevedo é professora na Universidade Federal do Espírito Santo e na ComidaETC Escola Livre de Comida, autora do livro Alimentos Orgânicos e do podcast Panela de Impressão.
Seu Instagram e seu podcast são extremamente populares, pois atuam informalmente de modo acolhedor, discutindo temas relevantes e extremamente atuais.
Afinal, cultura pode ser definida como um modo particular de pensar o mundo, pois é na cena do cotidiano, em cada contexto específico, com símbolos significativos, que se determina a cultura de um povo.
E a alimentação, para ser estudada, requer o conhecimento dos aspectos culturais em muitos espaços das relações sociais. Tentar descrever os aspectos sociológicos da alimentação das pessoas em várias faixas de renda, suas práticas alimentares e culturais, é estar atento ao quanto os fatores econômicos, hábitos, estilo de vida e comportamentos, práticas esportivas e outras, contribuem para o tipo de dieta e qualidade de vida. Compreender a correspondência entre os níveis macro e microssociais para o aspecto simbólico da comida, dos hábitos, das tradições e representações dos ritos e tabus, deficiência nutricional, já que alimentação pode ser um fator de sociabilidade ou, ao contrário, de exclusão.
Redes organizacionais e comunitárias podem fortalecer um sistema nutricional, traduzindo a identidade de um grupo social e as suas representações, já que o gosto depende também da ideia que cada comunidade tem sobre o próprio corpo, sobre as próprias necessidades, a força, a saúde.

Mediadoras e Patrocínio

O evento será mediado por Edilceia Ravazzani, coordenadora pedagógica do curso do UniBrasil, que é nutricionista com especialização em Nutrição Clínica e tem mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde. É presidente da Associação Paranaense de Nutrição.
A outra mediadora será Marina T. Piltz de Andrade, docente do curso de Nutrição da UniAmérica. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, tem mestrado em Alimentação e Nutrição e é doutoranda em Ciências Farmacêuticas.
O patrocínio é da Nutrimental, empresa da área de alimentação fundada em 1968 e já tradicional no mercado paranaense.

Realização UniBrasil – Apoio: Uniamérica – Patrocínio: Nutrimental

 

Texto: Wanda Camargo

Postado em ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE, ESCOLA DE SAÚDE, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, NUTRIÇÃO, UniBrasil.

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *