Acadêmicos de Engenharia Mecânica desenvolvem bancada para pesquisa

Os alunos do  8° período do curso de Engenharia Mecânica, Marcos Martins e Marlon Amaral, projetaram e construíram uma bancada tipo rock-flow cell (agitador mecânico que permite observar a interface entre as bolhas de gás e o líquido durante o escoamento). A bancada será utilizada para estudos na área de petróleo e gás no Núcleo de Escoamentos Multifásicos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (NUEM/UTFPR).

A garantia de escoamento é uma das mais importantes linhas de pesquisa na engenharia de petróleo mundial. Durante a extração do petróleo, entre o poço e a plataforma, a mistura multifásica composta por óleo, água, gás e areia deve ser conduzida por tubulações até a plataforma. Neste trajeto, sob condições específicas de pressão e temperatura, pode ocorrer o bloqueio da tubulação por formação de estruturas denominadas hidratos (hydrate). Estas estruturas sólidas, que quando observadas a olho nu são semelhantes ao gelo, são formadas por moléculas de gás rodeadas por moléculas de água, formando um bloqueio na tubulação (plug), interrompendo a produção de petróleo por horas ou até dias.

Uma forma de contribuir para o estudo da formação dos hidratos para tentar evitá-los durante a produção do petróleo, é observando as interfaces entre a fase líquida e a fase gasosa em laboratório. Para tal, pode-se usar uma rock-flow cell, tema de doutorado do engenheiro Alex Machado, do NUEM/UTFPR.

A bancada de testes que será usada na tese de Alex foi construída no UniBrasil, com os materiais fornecidos pelo NUEM/UTFPR. O projeto foi orientado pelo coordenador dos cursos de Engenharia Mecânica e de Engenharia de Produção, Fábio Schneider. Marcos modelou a estrutura em CAD (Desenho Auxiliado por Computador) e Marlon produziu peças mecânicas específicas para a bancada. O professor Schneider comenta,  “este projeto, em parceria com o NUEM/UTFPR, demonstra a excelente capacidade técnica dos alunos e professores do curso, e refletirá na formação profissional diferenciada dos nossos alunos”.

O NUEM/UTFPR é parceiro do UniBrasil desde a implantação do Grupo de Pesquisa em Engenharia Mecânica (GPEM)/UniBrasil, quando foi construída uma bancada de visualização de escoamento bifásico ar-água no laboratório de Máquinas de Fluxo do UniBrasil.

 

Postado em ESCOLA DE ENGENHARIAS, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS e tagged , , , .

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *