Acadêmicos de Jornalismo realizam oficina com estudantes de escola estadual

Estudantes do quinto período do curso de Jornalismo do UniBrasil Centro Universitário realizaram uma oficina com estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Algacyr Maeder Munhoz, do Bairro Alto. A atividade faz parte de uma atividade de extensão de educomunicação que busca capacitar adolescentes à prática da comunicação no rádio e ocorreu nos dias 17 e 20 de maio.

Na sexta-feira, dia 17, os acadêmicos de Jornalismo se dividiram em equipes para conversar diretamente com os estudantes do colégio. Na ocasião, os grupos debateram a produção de pautas, redação de scripts e elaboração de textos jornalísticos para no final, ser produzido o radiojornal, objeto da experiência. Os estudantes também tiveram orientações sobre como fazer as entrevistas, entendendo os tipos de fontes e como abordá-las além de como manusear os equipamentos, técnicas gravação e edição de conteúdo.

Nesta segunda, dia 20, os alunos do Algacyr Maeder Munhoz visitaram o UniBrasil para uma etapa prática da oficina. Em um período de duas horas, os estudantes de Jornalismo auxiliaram a turma do Ensino Médio a produzir e gravar radiojornais. Os programas tiveram como tema a depressão, a cultura e o web bullying e todas as entrevistas e textos foram produzidos pelos próprios participantes da oficina.

Para a universitária Amanda Koiv a experiência foi gratificante. “Sempre estive na posição oposta, sentada e ouvindo meus professores, e poder estar ali no lugar do educador, transmitindo conhecimento foi muito legal e enriquecedor”, comenta.

O projeto surgiu como uma forma de aprimorar o trabalho já feito na rádio Cepamm, existente no colégio. A atividade foi coordenada pelo professor Rodolfo Stancki, do curso de Jornalismo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Postado em GRADUAÇÃO, JORNALISMO, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE e tagged , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *