Alunos criam “checklist desestereotipador” para publicitários

Os alunos do 5º período de Publicidade e Propaganda do UniBrasil realizaram uma tarefa diferente. Na disciplina de Pesquisa e Comportamento do Consumidor, que estuda as técnicas para entender melhor o público consumidor da publicidade, precisaram elaborar um “checklist desestereotipador”.

A premissa do trabalho foi que os alunos identificassem estereótipos (ou seja, ideias preconcebidas que costumam apontar preconceitos sobre as pessoas) que geralmente são reproduzidos na publicidade acerca de certos grupos – para, então, proporem checklists à publicitários para que verifiquem se suas campanhas estão ou não perpetuando estes estereótipos. Conforme explica a professora Maura Martins, responsável pela disciplina, “a ideia do projeto é fazer com que os profissionais repensem suas práticas e desenvolvam estratégias comunicacionais mais criativas, e que não reduzam o público a meros clichês”.

A professora ainda esclarece que o trabalho teve como modelo o checklist destereotipador feito dentro do projeto Ads4Equality, desenvolvido pelo Facebook junto com a consultoria 65/10, que visa unir dados e conspirar para uma publicidade mais representativa das diferenças. As publicitárias Maria Guimarães e Thais Fabris, da 65/10, participaram recentemente de uma aula da mesma disciplina.

Abaixo, temos alguns exemplos dos checklists desenvolvidos. Mas você pode conferir todos as trabalhos realizados, no link.

Checklist K-Pop

Checklist Jovens do Rolê Curitibano

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