Alunos do UniBrasil no Parlamento Universitário

Estudantes de Direito e Serviço Social de alguns dos melhores cursos curitibanos foram convidados a participar da segunda edição do projeto Parlamento Universitário na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), e discentes do UniBrasil Centro Universitário participaram ao lado de alunos de outras sete instituições de educação superior do Paraná, dentre os quais foram escolhidos 54 deputados universitários e seus suplentes, num universo de 1.303 estudantes que se inscreveram para viver a experiência da atividade parlamentar pelo período de pouco mais de uma semana, entre os dias 30 de outubro e 10 de novembro. Os estudantes inscritos participaram de treinamento prévio na Assembleia, e a escolha dos estudantes deputados foi feita pelas instituições.

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Esta foi uma edição especial, pois a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL) concedeu ao Parlamento Universitário o III Prêmio Cultural ABEL, na categoria Comunidade. A iniciativa paranaense, desta forma, foi distinguida como o melhor projeto educacional desenvolvido por um Legislativo brasileiro para o público externo, escolhido entre 60 escolas de Parlamentos e de Tribunais de Contas no Brasil inteiro.

Segundo Ademar Traiano, presidente do poder legislativo estadual, “o Parlamento Universitário visa oferecer aos cidadãos, em especial aos graduandos, o conhecimento e a vivência das atividades políticas do Parlamento, aprimorar a relação entre Estado e sociedade civil e proporcionar experiências práticas dos processos político e legislativo, permitindo aos jovens uma melhor compreensão do que é o dia a dia do deputado estadual, que vai além do comparecimento às sessões e a votação de projetos de lei, envolvendo muita preparação, conhecimento e trabalho. Os participantes atuam diretamente nos trabalhos parlamentares, observando de perto a dinâmica das instituições democráticas e experimentando a atividade da produção legislativa na prática”.

O foco principal dos trabalhos foi a análise da constitucionalidade e legalidade de projetos, embora não venham a ser sancionados e se trate de estudo acadêmico, dentre estes foram aprovados 26 projetos de lei, incluindo propostas que instituem programas de turismo escolar; programa de restaurantes populares no Paraná; inclusão da disciplina de Cidadania nos currículos do ensino fundamental e médio da rede pública; informações ao consumidor em rótulos de produtos e proibição de celulares em bancos; e a utilização de animais para estudos de saúde em universidades públicas e privadas. Além destes também foram consideradas constitucionais as três mensagens enviadas pelo Poder Executivo, apresentadas em vídeo no painel eletrônico aos parlamentares universitários pela própria governadora que eles elegeram indiretamente, Ana Goes. Tratam da autorização do Legislativo para a implantação da política pública estadual de transporte público intermunicipal gratuito para estudantes do ensino superior de baixa renda; autorização para implantação da política pública estadual de incentivo ao empreendedorismo jovem e de startups; além de diretrizes de gestão dos estabelecimentos prisionais e alteração de sua estrutura e parcerias privadas.

A professora Alessandra Back, Coordenadora Adjunta do Curso de Direito do UniBrasil que acompanhou o trabalho dos estudantes deputados, afirmou: “o sucesso da equipe de deputadas e deputados do UniBrasil mostrou a qualidade e preparo das nossas alunas e dos nossos alunos. Além disso, mostrou que o estudante universitário possui interesse na política e que é possível um novo caminho para o nosso país, através da participação ativa das nossas “cabeças pensantes” no ambiente político. Como parte da comissão que selecionou as alunas e alunos participantes, me sinto imensamente orgulhosa de termos formado uma bancada tão ativa e participativa. Elas e eles levarão essa experiência para o resto da vida, pois representou, certamente, um salto qualitativo nas suas formações”.

Os representantes do UniBrasil foram: Aline Cristina Hartmann Jaboniski; Deborah Castro; Eduardo Alves Borin de Oliveira; Geovane Couto da Silveira; Hejus Bem Hur Oliveira Mello (suplente, com participação ativa); Jocimara Lopes da Silva Baumgardt; Julia Helena de Oliveira Modesto da Silva; Lucas Mano; Mylena Mota Dawidowicz; Naiarha Christina da Silva Almeida; Vinicius Murilo Lima da Silva, e estes nossos alunos deputados concederam a seguinte entrevista:

– O que os motivou a esta atividade?

Entendemos que é de suma importância a participação no processo legislativo, pois somente através desse engajamento da sociedade podemos refletir nossos interesses nos diplomas legais.

-Qual a importância dela para a formação acadêmica de vocês?

A participação no Parlamento Universitário nos possibilitou uma maior compreensão do papel de um parlamentar, sendo mais relevante o árduo trabalho nas articulações políticas.

-E para o futuro profissional de todos, fará diferença?

Com toda sorte, a participação em um evento nessa magnitude já é um diferencial, mas sobretudo a prática constante do diálogo nos embates que tivemos nas sessões será o grande aproveitamento no caminho profissional que cada um irá seguir.

-Seus professores estimulam estas atividades extracurriculares?

Sim, grande parte do corpo discente elogiou nossa atuação, bem como fomos parabenizados pela vontade de participar.

-Como veem a formação oferecida até agora pelo UniBrasil?

O UniBrasil se destaca de grande forma na pesquisa acadêmica, a formação é completa, crítica e original.

A atividade parlamentar é essencial para a democracia, e é importante que os jovens a conheçam e se interessem por ela. É através disto que podemos ter parlamentos íntegros, realmente representativos e voltados ao melhor para nosso país e povo. O UniBrasil acredita em seus estudantes e orgulha-se de que tenham participado deste evento.

Texto: Wanda Camargo.

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