Apresentações, oficinas e debates marcam primeiro dia do Evinci

O “XII Evento de Iniciação Científica do UniBrasil” (Evinci) começou na última segunda-feira (23), e iniciou com uma programação extensa e diversificada.  Ao todo, durante os dois dias de evento,  foram mais 230 intervenções espalhadas pelo campus da Instituição. Promovido pela Pró – Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Assuntos Comunitários (PROPPEx), o Evinci tem a missão de divulgar e avaliar trabalhos desenvolvidos por estudantes orientados pelos docentes, alunos de iniciação científica, bem como os de professores pesquisadores, além de estimular a troca de conhecimento e o debate científico.

A programação contou com diversas modalidades de atividades, entre conferências, mesas-redondas, palestras, cursos, minicursos, oficinas, workshops, competições, rodas de conversas, comunicações científicas, e apresentações de artigos e banners.

A Escola de Saúde recebeu a nutricionista, Flávia Cristina Severo Grando, para a mesa-redonda que abordou a “Densidade Demográfica: uma abordagem multiprofissional na Saúde”, onde discutiu o processo de envelhecimento. “O processo é algo presente que tende a aumentar nos próximos anos, então, é importante que a gente sempre esteja capacitando os profissionais para essa temática”, comenta Flávia que ainda diz que é preciso que os alunos tenham a conscientização do processo de envelhecimento e a importância da atuação.

No Hall do Bloco 2, os acadêmicos de Fisioterapia apresentaram a “Doação de sangue”, onde abordaram as pessoas que passavam para explicar a importância da doação. O aluno, Vinicius Xavier, explica que com uma doação dá para salvar até quatro vidas. “A pessoa não tem consciência. Trouxemos um exemplo que mostra um boneco com cinco litros de sangue, que é o que temos no corpo, e a gente doa apenas 450ml, então, não irá fazer falta para nós. Porque depois de alguns meses, já conseguimos repor”, conta Xavier.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Também em Fisioterapia, os alunos do quarto período, Amanda Torquato, Lucas Fernandes, Mayara Rodrigues e Vitória Romão, apresentaram o “Trem Mestre do Desenvolvimento Motor”, onde mostraram a evolução da criança desde o nascimento até o primeiro ano de idade.

No curso de Direito, uma das mesas-redondas abordou sobre o tema: “Contemporâneos de Direito Administrativo”, com a professora Adriana da Costa Ricardo Schier. A mesa tratou de temas que os alunos estão estudando em sala de aula. “Eu peguei as temáticas das minhas duas disciplinas: Administrativo l e ll; e convidei os meus alunos do grupo de estudos que eu desenvolvo aqui, que tem alunos do mestrado e da graduação, para que esses alunos venham apresentar as suas pesquisas, que são conectadas com os temas que eu trabalho em sala de aula”, comenta Adriana, que ainda afirma que a discussão é um incentivo e ao mesmo tempo uma conexão direta com aquilo que os alunos estão estudando.

Noite

No período da noite a programação continuou com diversas atividades que ocorreram de maneira simultânea. O curso de Educação Física promoveu as apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e os minicursos com profissionais convidados das mais variadas vertentes esportivas.

Na Escola de Engenharias,  ocorreu a exposição dos trabalhos da “II Exposição de Trabalhos de Graduação e Iniciação Científica” (Expotec) nos Laboratórios do Centro Tecnológico (Bloco 09). Divididos em grupos, os alunos apresentaram as funcionalidades e processo dos projetos desenvolvidos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Já na Escola de Negócios, os acadêmicos de Administração participaram das oficinas do X – COM – Compartilhando Competências. Na atividade, os alunos ensinam habilidades aprendidas ao longo do curso em formato de oficinas. No mesmo dia, o curso de Ciências Contábeis, também da Escola de Negócios, promoveu a palestra sobre as opções de investimento na bolsa dos valores.

A Escola de Educação e Humanidades promoveu,  no auditório Barão do Serro Azul, a mesa de debate: Olhares de resistência contra as formas de discriminação e perseguição no sistema educacional. A atividade lotou o auditório, localizado no Bloco 05.

 

Postado em GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS e tagged , , , , .

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe um comentário