Atividades em ambiente virtual de ensino são iniciadas logo após suspensão de aulas

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e a progressão eminente de riscos na cidade de Curitiba, o UniBrasil Centro Universitário suspendeu, inicialmente por um período de 15 dias, as aulas presenciais de graduação, pós-graduação (lato e stricto sensu) e extensão.

E a fim de minimizar o impacto no calendário acadêmico e no conteúdo programático, as aulas de graduação passaram a ser realizadas via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para toda a comunidade acadêmica. Esse ambiente oferece como principais vantagens a possibilidade de autonomia e a organização personalizada dos estudos. O acadêmico pode estudar quando quiser.

Antecipando-se às novas tendências e visando contribuir com o desenvolvimento profissional e pessoal, inserindo o estudante nesse mundo acadêmico tecnológico, a diretoria acadêmica do UniBrasil, determinou no início desse primeiro semestre letivo, que todas as disciplinas presenciais estivessem no AVA como um auxílio para o ensino e aprendizagem presencial.

De acordo com o professor Martin Moraes, coordenador dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Software, para atender essa demanda, a capacidade do servidor da instituição foi rapidamente ampliada para comportar as novas mudanças. Em seguida, os docentes do UniBrasil participaram de capacitações para uso do ambiente virtual durante a Jornada Acadêmica, realizada no mês de fevereiro.

Dessa forma, quando a situação da pandemia do coronavírus exigiu uma solução de caráter emergencial, o UniBrasil já estava devidamente preparado pedagogicamente para iniciar, apenas um dia após o anúncio, as aulas virtuais.

Martin destaca ainda, que boa parte dos alunos da instituição já estavam familiarizados com a plataforma. “Praticamente todos os nossos cursos de graduação possuem disciplinas a distância na matriz curricular que são as disciplinas institucionais. Assim, os estudantes já tinham contato com o AVA e meios de interação, o que tem facilitado bastante esse momento emergencial que estamos vivenciando”, informou.

Para a Diretora Acadêmica de Ensino Presencial, professora Marcia Coelho, a ferramenta didática evita que haja percas acadêmicas e exige que o aluno desenvolva mais organização e disciplina para estudar online, afinal, ele terá prazos para cumprir e será avaliado como nas matérias presenciais.  Marcia ressalta também que a instituição está à disposição para auxiliar no que for necessário, caso o estudante encontre alguma dificuldade com a plataforma, por exemplo. “O momento agora é de isolamento social e aproveitar a situação para, além de se prevenir, manter o conteúdo didático em dia e não perder o ritmo das aulas”, concluiu.

O AVA é mais uma forma do UniBrasil contribuir e reforçar a formação acadêmica. No ambiente virtual, o futuro profissional tem acesso às disciplinas com conteúdos específicos, além de contar com o professor tutor que sanará todas as dúvidas, respeitando o ritmo de aprendizagem, pois o material estará disponível o tempo todo e será constantemente revisado.

Postado em GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, UniBrasil e tagged , , , , , , , , .

4 Comments

  1. eu consigo entrar mas não consigo faze mandei mensagem no chat ,para os professores mas não tive resposta,estou com atividades atrasada, ligo na faculdade mas não estão atendendo.mandei e-mail para os professores mas sem resposta

    • Olá, Alexandra. Tudo bem? Estamos com atendimento remoto. Pode me informar seu curso e RA, por favor? Vou verificar o que está acontecendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *