Atleta do Projeto Ampliar é destaque na natação

A atleta Rafaela Helen Lima do Nascimento, de 20 anos, participante do projeto Ampliar do UniBrasil Centro Universitário, tem sido destaque nos últimos meses em diversos campeonatos de natação paraolímpica. Somente no mês de julho, a jovem conquistou três medalhas em competições nacionais e internacionais.

O projeto Ampliar iniciou em 2010 e faz parte de um programa de extensão do curso de Educação Física da instituição, tendo como objetivo principal – por meio da natação – a reabilitação e preparação paradesportiva e inclusão social de pessoas que possuem algum tipo de deficiência.

Entre os dias 25 a 27 de julho, Rafaela participou do Pan-Americano Universitários Fisu América Games. Durante o campeonato internacional que reuniu atletas de vários países, Rafaela conquistou o primeiro lugar nos 50 e 100 metros livre, e o primeiro lugar nos 200 metros medley.

A atleta participou também do campeonato Nacional Circuito Brasil Loterias Caixa, nos 50 metros livre. A disputa aconteceu entre os dias 8 a 10 de julho, e Rafaela garantiu o 6º lugar no ranking geral. Os dois campeonatos aconteceram no Centro Técnico Paraolímpico, na cidade de São Paulo (SP).

Rafaela disputou a competição na modalidade S8, que significa as divisões gerais da natação para atletas que possuem do menor ao maior nível de deficiência (física, intelectual ou visual). As modalidades são de S1 a S14 sendo S1 a S10 físicas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

ATLETA – Rafaela nasceu com mielomeningocele, uma má formação congênita da coluna vertebral. Em razão do problema, a atleta possuí uma luxação na perna direita e no quadril. A jovem iniciou as aulas de natação no UniBrasil aos 14 anos, depois que recebeu uma recomendação médica para praticar algum tipo de esporte. “Antes só fazia fisioterapia, mas sempre tive o interesse em fazer natação, pois desde pequena acompanhava os jogos olímpicos e paraolímpicos”, contou.

Rafaela ficou sabendo do projeto após a indicação de terceiros. “Eu e a minha mãe procuramos aulas de natação em vários lugares, até que uma pessoa que conhecia o Projeto Ampliar nos passou o contato e eu acabei entrando. No começo foi muito difícil, pois você tem que acostumar com o seu corpo na água, a se soltar, não ter medo. Mas encarei os desafios e hoje posso ver o progresso que eu tive”.

Para a supervisora do projeto, professora Eliana Patricia Pereira, Rafaela tem um grande potencial para seguir uma carreira profissional na natação. “A Rafa é uma surpresa muito boa, pois ela chegou aqui sem saber absolutamente nada, e aos poucos foi crescendo cada vez mais. É muito bom fazer parte dessa história”, contou.

A atleta também comentou sobre o seu futuro na natação. “Hoje posso dizer que a natação agregou muito em minha vida, tanto para o crescimento pessoal, quanto profissional. Agora eu sei que posso evoluir cada dia mais e ser uma atleta”, finalizou.

Rafaela treina todas segundas, quartas e sextas na piscina do Complexo Esportivo do UniBrasil.

 

 

 

Postado em BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA, LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE e tagged , , .

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *