Atletas do Projeto Ampliar representam o UniBrasil no Open Internacional em São Paulo

Entre os dias 18 e 20 de julho, um grupo de sete atletas com deficiência intelectual e síndrome de Down, do projeto Ampliar, realizado no UniBrasil Centro Universitário, participou do 1º Open Internacional, organizado pela Confederação Brasileira de Desportos para o Deficiente Intelectual (CBDDI), em São Paulo. A participação dos atletas contou com o apoio da Associação Beneficente Primavera (ABEP), viabilizada por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar). 

O evento marcou o retorno do projeto ao circuito de competições da CBDDI. “Foi uma conquista importante voltarmos a competir em um evento tão significativo. Foi um campeonato de alto nível, bastante disputado, e nossos atletas se saíram muito bem”, destaca Eliana Patrícia Pereira, técnica do Projeto Ampliar. 

Entre os destaques, Thalita Aparecida Cuceravai, de 39 anos, categoria Master S14 (Deficiência Intelectual), conquistou três medalhas de ouro nos 50 metros livre, 100 metros livre e 50 metros peito. 

Além dela, os demais atletas também alcançaram resultados expressivos: 

  • Renato Constantino, atleta com Transtorno do Espectro Autista (TEA), competiu nos 50 metros livre, 50 metros costas e 50 metros peito, alcançando sua melhor marca pessoal e a 5ª colocação no Open. 
  • Adriano Braune disputou os 50 e 100 metros livre e 50 metros costas. 
  • Henrike Furquim, atleta com Síndrome de Down, competiu nos 200 metros livre, 50 metros livre e 100 metros costas. 
  • Thiago Castro, esportista com Síndrome de Down, participou dos 50 metros livre, 100 metros livre e 50 metros costas. 
  • Kethly Padilha, competidora com Síndrome de Down, nadou os 50 e 100 metros livre e 100 metros costas. 
  • Gabriel Berti, atleta com Síndrome de Down, categoria Master, conquistou o 3º lugar nos 50 metros costas, além de competir nos 50 metros livre e 200 metros livre. 

“A participação e os resultados são motivo de muito orgulho. Estar entre os melhores em provas tão disputadas mostra o potencial e a dedicação dos nossos atletas”, completa a professora Eliana. 

Agora, a equipe já se prepara para o próximo desafio, a Copa Down, que será realizada em setembro e reunirá atletas de todo o país. 

A conquista reforça o compromisso do UniBrasil Centro Universitário, com o projeto Ampliar, em promover a inclusão por meio do esporte, oferecendo oportunidades de desenvolvimento, socialização e superação de limites para pessoas com deficiência intelectual.

Postado em BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE.

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário