Aula inaugural do curso de Engenharia Mecânica

Na última terimg_20170207_192019993ça-feira (07), o curso de Engenharia Mecânica promoveu sua aula inaugural.  O encontro foi realizado no auditório Glaci Zancan, no Bloco 04 e contou com a presença do engenheiro mecânico e mestre em engenharia de materiais, Renan Favarão.  A aula teve como tema central a “Análise de Falhas: aplicações em engenharia”. Os alunos do curso de Engenharia de Produção também participaram do evento.

img_20170207_192405280_hdrO convidado abordou sobre a análise de falhas que pode ser realizada com ferramentas classificadas em dois grupos: proativas e reativas. “As proativas buscam investigar produtos e procedimentos previamente para evitar que a falha aconteça, e as reativas, investigam as causas das falhas que já aconteceram, para corrigir os projetos e procedimentos buscando evitar novas falhas”, explicou Favarão.    

img_20170207_191919799Para o professor Fábio Schneider, coordenador dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, o tema da palestra é atual e uma das metodologias proativas apresentadas, a determinação antecipada de falha, auxilia também no desenvolvimento e criação de produtos inovadores. “A análise de falha de um produto por ‘determinação antecipada de falha induz o engenheiro a buscar soluções criativas, o que pode, ao final, tornar-se uma inovação tecnológica, e a formação do engenheiro mecânico do UniBrasil deve estar alinhada com esta premissa”, comenta o coordenador.

Posted in ENGENHARIA MECÂNICA, ESCOLA DE ENGENHARIAS, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS and tagged , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *