Aula Magna de Psicologia – Subjetividade, desejo e emancipação

Em 01 de abril, às 19 horas, Daniel Omar Perez, professor de filosofia da Unicamp e psicanalista, ao lado de Vera Karam de Chueiri, professora dos programas de graduação e pós-graduação em Direito da UFPR, irão ministrar a Aula Magna do Curso de Psicologia com tema transversal ao Direito, “Subjetividade, desejo e emancipação”.

Serão mediadoras do evento as professoras do UniBrasil: Dulce Mara Gaio, psicanalista e mestre em Filosofia, supervisora clínico-institucional do Centro de Atenção Psico Social e Serviço Organizado de Inclusão Social e Mayta Lobo, mestre em Psicologia Forense e coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica e da pós-graduação em Psicologia Jurídica.

O tema transversal envolve Direito e Psicanálise, verdadeira investigação epistemológica, e apresenta semelhanças e diferenças sobre a verdade, natureza, valor do conhecimento, os conflito entre afeto e pensamento, desejo e repressão, consciente e inconsciente, tendo em vista que as duas áreas tem em comum a necessidade do entendimento dos conflitos. No Direito, um conflito representa a desordem a ser silenciada. Já na psicanálise, busca-se a escuta do conflito, suas razões e possibilidade de harmonia.

Aa duas ciências privilegiam as palavras, seus usos e interpretações, e os profissionais que as realizam são profissionais da escuta. O pensamento é fundamentado na linguagem, na intersubjetividade que se desenvolve a partir das relações.

Assim, a oposição entre sujeito e objeto, subjetividade e objetividade, muitas vezes tem distanciado a Psicanálise do Direito, como se fossem territórios distintos, com o desejo transgredindo as leis de cada disciplina. Saber-se sujeito desejante, sujeito curioso, não implica em romper com as leis, apenas buscar a legitimação da subjetividade na objetividade, tendo por eixo condutor a racionalidade científica.
Evento indispensável para estudantes e professores de ambas as áreas, mas também à comunidade em geral.

Um pouco mais sobre os palestrantes:

DANIEL OMAR PEREZ
Professor de filosofia na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pesquisador CNPQ com pesquisas sobre o sujeito e a linguagem a partir de Kant. Seu trabalho de pesquisa se concentra na questão de como nos constituímos a nós mesmos tanto individual quanto coletivamente como sujeitos. Abordam-se fenômenos como massa, povo, coletivo, relações amorosas e situações diagnosticadas no espectro do autismo. Em 2012 realizou um estágio de pós-doutorado Alemanha, onde desenvolveu parte do projeto sobre antropologia em Kant e avançou na tradução das “Reflexões de Antropologia” de Kant. Realizou outro estágio de pós-doutorado na Michigan State University (EEUU) com o apoio da Capes onde trabalho na antropologia pragmática de Kant e na organização do livro “Kant in Brazil” com Frederick Rauscher. Publicou artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, livros e capítulos de livros sobre filosofia e psicanálise.

VERA KARAM de CHUEIRI
Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Filosofia pela New School for Social Research e doutorado em Filosofia pela New School for Social Research. Professora associada de direito constitucional do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito, da UFPR (nos programas de graduação e pós-graduação em Direito) e coordenadora do Núcleo Constitucionalismo e Democracia do Centro de Estudos da Constituição, CCONS, UFPR. É Pesquisadora do CNPq. Foi editora da revista da Faculdade de Direito da UFPR e vice-diretora da Faculdade de Direito da UFPR. Foi Pesquisadora Visitante na Faculdade de Direito da Universidade de Yale, New Haven, EUA. Professora visitante na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, Portugal e no Menschen Rechts Zentrum da Universidade de Potsdam, Alemanha. Diretora da Faculdade de Direito UFPR para o quadriênio 2016-2020.

Inscrições, no link: https://conteudo.unibrasil.com.br/live-aula-magna-de-psicologia-subjetividade-desejo-e-emancipacao 

Texto: Wanda Camargo

Postado em GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, PSICOLOGIA, UniBrasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *