Cartoneira “Operários em Construção” – quando o papelão vira arte

Na noite de sexta-feira, 30 de agosto, o UniBrasil lançou a Cartoneira “Operários em Construção”. Cartoneiras são livros com capas feitas de papelão, normalmente reciclado, pintadas uma a uma e nasceram na Argentina em meio à uma crise econômica.

O “Operários em Construção” nasceu de uma ideia da professora Andrea Lobo a qual, ao passar diariamente pela construção do Shopping Jockey Plaza, acompanhou o movimento dos operários e sentiu-se motivada por ver como eles se dedicavam para construir o shopping, mas passavam despercebidos aos olhos das pessoas que circulavam pelo local.

O projeto teve grande adesão e foi encabeçado por alunos do 4º período (matutino e noturno) do curso de Direito os quais relataram, por meio de poesias, as histórias dos operários que trabalharam na construção do shopping. “Uma vez o livro pronto, preparamos o lançamento chamando todos aqueles que de alguma forma participaram desse projeto, para serem homenageados”, comentou a professora.

O evento aconteceu na Sala Leituras do Brasil do UniBrasil e foi regado a muita emoção, declarações de poesias e contou com a presença de acadêmicos, professores, pais e a participação especial de um dos operários que inspirou a obra. “Foi uma noite de celebração. Colocamos em evidência os alunos e seus poemas, eles que sempre ficam do outro lado, ouvindo em sala de aula, hoje foram os protagonistas. Promovemos o encontro dessas tantas mãos que juntas, produziram esse trabalho tão coletivo”, finalizou a docente.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

 

 

 

Postado em DIREITO, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, UniBrasil e tagged , , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *