Comissão da OAB fala sobre Drogas e Internamento Involuntário no UniBrasil

O fenômeno das drogas, seus efeitos e consequências e os aspectos jurídicos do tema nortearão a roda de conversas no UniBrasil Centro Universitário na noite de 14 de agosto.

O evento acontecerá no Auditório Rene Dotti, as 19 horas, e é promovido pela Comissão de Políticas sobre Drogas da OAB Paraná com o tema “Uma Visão Jurídica e Social do Internamento Involuntário e Compulsório sob o viés da Nova Política de Drogas.”

A OAB convida todos os estudantes interessados, e trará ao UniBrasil os seguintes palestrantes:

– Luiz Carlos (Piti) Hauer – Presidente da Comissão de Políticas de Drogas da OAB-PR, Advogado, Especialista em DQ, colunista do Paraná Portal com a coluna “Vamos Falar sobre Drogas?”, e fundador e Vice-Presidente da FEPACT (Federação Paranaense das Comunidades Terapêuticas).

– Décio Franco David –  Advogado, Professor da FAE, Mestre em Direito Penal e membro da Comissão de Políticas de Drogas da OAB-PR,

– André Luís Pontarolli – Advogado, Professor na UniOpet de Direito Penal, Mestre em Direito e membro da Comissão de Políticas de Drogas da OAB-PR

–  André Feiges – Advogado da Rede Jurídica pela Reforma das Políticas de Drogas e membro da Comissão de Políticas de Drogas da OAB-PR

– Dionísio Banazewski – Psicólogo com especializações em psicologia clínica, organizacional e dependência química, 27 anos de atuação em todas as áreas correlatas, Presidente do Conselho Antidrogas do Paraná (2004-2007) e membro do Conselho Consultivo da Comissão de Políticas de Drogas OAB-PR

De acordo com o presidente da Comissão, Luiz Carlos Hauer, a iniciativa surgiu na ocasião da homenagem de 30 anos dos formandos da UFPR, oportunidade em que representantes do Centro Acadêmico Hugo Simas relataram que em 2018 cerca de 50 estudantes de Direito haviam trancado suas matrículas em decorrência de problemas causados pelo uso abusivo de substâncias psicoativas.

“Levado o tema à comissão, os advogados se prontificaram a entrar em contato com as universidades para a promoção desses eventos. Sabendo que a OAB-Paraná é inovadora e defensora de direitos, e em momento atual brasileiro que se fala muito do uso das drogas em universidades, este modelo de evento torna-se inovador no Brasil e tem como precursora a OAB Paraná”, frisou Hauer.

Ainda segundo ele, “é preciso unir as forças políticas para resolver os problemas de nosso Estado. Não se pode dividir antes de somar”.

Afinal, o tema das “Drogas”, seu fenômeno, efeitos, causas e consequências, não é assunto tranquilo, de consenso. Seus paradigmas passam pela Legalização, Proibição, Descriminalização e Regulamentação, sendo que o ajuste fino para a formulação e implementação de Políticas relacionadas ao assunto necessita diálogo e transparência de ações, a discordância faz parte para avançarmos com ideias advindas de todas as vertentes e sentidos.

Texto: Wanda Camargo

 

Postado em NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE e tagged , , , , , , .

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *