Como ajudar meus filhos a escolher o curso certo

Escolher uma carreira não é um desafio fácil, e, na maioria das vezes, os adolescentes buscam a ajuda de seus pais para buscar conselhos. É muito comum a família não saber como ajudar em um momento tão importante para a vida do jovem. Os pais podem dar palpites exagerados ou até mesmo deixar que ele escolha o caminho sozinho, mas ambos são prejudiciais. Por isso, é tão importante que a família o incentive e apoie. Mas como fazer isso sem influenciar, induzir ou até mesmo sufocar o seu filho?

Neste post iremos te dar algumas dicas de como ajudar seu filho a escolher o curso certo:

Autoconhecimento: converse com o seu filho e procure saber quais são as suas ideias para o futuro, mesmo que elas sejam diferentes das suas. Incentive-o a escolher sua profissão com responsabilidade e paixão. A escolha guiada por afinidades oferece chances muito maiores de sucesso.

Pesquisa: ​Estimule seu filho a pesquisar sobre novas profissões, carreiras e mercado de trabalho na internet. Também é válido pesquisar sobre o ranking das universidades. Encoraje-o a buscar histórias como de pessoas que escolheram tal profissão e o que levaram a abraçar esta carreira.

Diálogo:​ Neste momento tão importante da vida do jovem, é essencial que você esteja aberto a diálogos, ouça as angústias e interesses do seu filho. Tente não julgá-lo de início. Transmitindo confiança, é muita mais provável que entenda o ponto de vista dele e possa efetivamente ajudá-lo.

Independência:​ Você deve ter em mente que seu filho tem capacidade de fazer escolhas responsáveis. Estimule a independência dele mostrando de que o futuro depende apenas de suas decisões.

Apoio constante: O seu filho precisa sentir o seu apoio. Seja qual carreira ele queira seguir, incentive-o! Em meio a tantas decisões que ele precisará tomar em um tempo curto, é indispensável ter o apoio constante da família.

O curso na prática: Se seu filho já tem interesse por uma área específica, ajude-o a conhecer o dia a dia desse curso e profissão. Ele irá conhecer na prática como tudo funciona. Se possível coloque-o em contato com profissionais da área, para que ele possa verificar se é realmente o que imagina.

Amor pela profissão: Gostar de sua carreira vale muito, afinal, o adolescente traçará aquele caminho para a sua toda. Se ele não amar o que faz, nunca sentirá prazer ao entrar para o mercado de trabalho. Se ele gostar da sua profissão será muito mais feliz e melhor sucedido.

Conheça a faculdade: Depois de muito esforço, e até mesmo frustrações, o seu filho irá escolher a área que irá cursar, mas o desafio não acaba por aí! É necessário que vocês escolham a instituição de ensino ideal para seu filho frequentar. Para isso, é recomendável que vocês visitem essas instituições e escolham com sabedoria. Estrutura, corpo de professores, laboratórios, carga horária, mensalidades, tudo deve ser considerado nesse momento.

Pensando nisso, o UniBrasil oferece um projeto aos seus futuros alunos onde eles podem fazer inscrição no site [aqui] e fazer uma visita guiada, em que ele irá conhecer toda nossa instituição. Se marcado com antecedência, o aluno poderá até mesmo conversar com o coordenador do curso escolhido e tirar diversas dúvidas. Aproveite!

Postado em BLOG, BLOG HOME DESTAQUE.

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *