Como conseguir uma vaga de estágio? Veja o passo a passo completo

O estágio é o momento em que o estudante de graduação pode colocar em prática o conteúdo aprendido em sala de aula. É uma prestação de serviço realizada por estudantes do Ensino Básico, Técnico ou Superior. Por esse motivo, é exigido em muitos cursos como componente necessário para a retirada do diploma. Muitas vezes, o estágio é a primeira oportunidade que o estudante tem para ingressar no mercado de trabalho.

“Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos”, Lei 11.788/2008.

Regulamentado por essa lei, o estagiário pode realizar de quatro a seis horas diárias de estágio, sendo que o contrato não pode extrapolar o período de dois anos, exceto quando se tratar de pessoas com deficiência. Além disso, esse é um tipo de serviço prestado que pode, ou não, ser remunerado.

Veja também: 9 dicas para ser um ótimo estagiário

Quem pode ser estagiário?

É importante saber que não são todos que podem atuar nesse tipo de vínculo empregatício. Para ter o direito ao estágio, é preciso estar matriculado no Ensino Médio, Técnico ou Superior.

Afinal, o estágio foi criado para ser uma primeira experiência do estudante com o mercado de trabalho e/ou com a sua área de estudos.

Qual é a idade limite para ser estagiário?

Apesar de nenhum artigo da Lei ser voltado para a idade, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) a idade mínima para o início de qualquer atividade profissional é de 16 anos, menos na condição de aprendiz, quando a idade cai para 14.

Apesar da idade mínima estabelecida, não nada que regule a idade máxima para exercer o estágio.

“O CIEE fez uma pesquisa em 2017 que mostrou que existem mais de sete mil estagiários acima de 40 anos no País. Um dos motivos foi a crise econômica, que gerou diversos desligamentos em massa. Com isso, essas pessoas, que talvez não tinham uma graduação, buscaram essa formação ou até mesmo se aventuraram em descobrir novas áreas”, afirmou Luiz Douglas de Souza, supervisor de atendimento às empresas e instituições de ensino do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Veja também: 7 mitos mais comuns sobre o estágio

Qual é o formato de currículo para estagiário?

O modelo de currículo para estagiário é o mesmo que o de um candidato para uma vaga CLT, pois é preciso que ele siga alguns padrões e coloque apenas as informações que possam agregar à vaga que ele está concorrendo.

Para ter acesso a um modelo pronto de currículo para estagiário, é só clicar aqui e ver os quatros modelos gratuitos de currículo (jovem aprendiz, estagiário, recém formado e meio de carreira) elaborados pelo Quero Bolsa.

Como melhorar um currículo de estagiário?

Como o estágio, muitas vezes, é o primeiro contato de um jovem com o mercado de trabalho, é comum que o currículo dele seja um pouco mais “murcho”, visto que ele está no começo de sua carreira profissional.

De acordo com Luiz Douglas, para preencher esses vazios no CV, o candidato pode incluir no informações sobre atividades extracurriculares como, por exemplo, grupos de estudo, palestras, trabalho voluntário, cursos livres e projetos nos quais ele está envolvido.

“É bom destacar se ele está participando dentro de projetos da escola, se ele tem grupos de trabalho, se ele está desenvolvendo algum projeto, se ele está participando de congressos, se ele faz outros cursos extracurriculares na área que ele está escolhendo para atuar, isso vai chamar a atenção do entrevistador”, reforça.

Além disso, o supervisor do CIEE também destaca a importância dos cursos da modalidade de Educação a Distância (EaD), pois eles são mais uma oportunidade de enriquecer o currículo, além de evidenciar algumas características do candidato que estão diretamente ligados com esses tipos de curso, como a disciplina e responsabilidade.

Postado em BLOG, BLOG HOME DESTAQUE, BLOG PÁGINA DESTAQUE e tagged , , , .

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *