CREA-PR promove evento nas instalações do UniBrasil

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, CREA-PR, promoveu nos dias 26 e 27 deste mês, o II Workshop – Manutenção e Inspeção Predial/Danos Ambientais e Legislação. O evento visou levar ao público, profissionais e comunidade, conceitos, métodos e a importância da formação profissional especializada nos trabalhos de avaliações e perícias de Engenharia. Foi realizado no Auditório Edla Van Steen, do UniBrasil Centro Universitário.

O Engenheiro Civil Ricardo Rocha, Presidente do CREA-PR, declarou: “É essencial estarmos num ambiente universitário trazendo um assunto tão importante quanto a manutenção e as inspeções prediais. Diversos acontecimentos recentes em nossa sociedade demonstram a necessidade de termos atitudes preventivas para a segurança e o bem-estar de todos. A Comissão de Avaliação e Perícia do CREA-PR foi muito feliz na escolha dos temas e palestrantes. Espero que todos tenham um excelente evento”.

Também engenheira, a professora Wanda Camargo realizou uma pequena palestra de boas-vidas, apresentando o UniBrasil e colocando alguns dos desafios atuais da formação do engenheiro, e dos esforços e qualidade dos cursos mantidos na instituição.

Também esteve representado o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Paraná, IBAPE – PR, através do Engenheiro Civil Luciano Ventura e demais dirigentes e associados.

Além da inspeção e segurança predial, o evento abordou a legislação que trata especificamente de meio ambiente, incluindo danos, impactos e valoração pericial de tais ocorrências; além de soluções de conflitos, em quesitos como arbitragem, mediação e solução de litígios.

De acordo com o Coordenador da Câmara de Avaliação e Perícia do CREA-PR, o Engenheiro Civil João Augusto Barão Michelotto, é importante manter constante o debate sobre inspeção e manutenção predial: “Não há uma periodicidade específica estabelecida, o intervalo ideal entre as vistorias é variável conforme idade da edificação, porte e utilização, além de características do ambiente ao qual se encontra exposta. Porém, é necessário que uma periodicidade seja cumprida”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Palestras

No dia 26, o Engenheiro Civil Élcio Avelar Maia, do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Minas Gerais (Ibape-MG), apresentou o tema Manutenção de edifícios e inspeção predial. À tarde, Inspeção e avaliação da proteção contra incêndio e pânico nas edificações e áreas de risco foi o assunto apresentado por Emerson Luiz Baranoski, Engenheiro Civil e major da Reserva do Corpo de Bombeiros – PR.

No dia seguinte, também estiveram em pauta danos ambientais e a legislação que envolve o tema. O advogado Ricardo de Oliveira Campelo, da Brotto Campelo Advogados, abordou os aspectos jurídicos da NBR 15575, prazo de garantia na construção civil, responsabilidade civil na cadeia da construção civil, métodos alternativos de soluções de disputas.

Em seguida, o procurador do Ministério Público do Paraná Edson Luiz Peters e o advogado de Direito Ambiental Alessandro Panasolo, do escritório De Paola & Panasolo Sociedade de Advogados, abordaram Danos ambientais, tais como ação civil pública urbana e rural, desmatamento e poluição dos cursos d´água.

À tarde, a Engenheira Florestal Tania Magda Matsuno Albino Ramos, do Ibape/PR e Confal Consultoria Florestal Brasileira, falou sobre Valoração de dano ambiental em área de uso restrito/proibido.

Fechando a programação, o Engenheiro Florestal e advogado Marcelo Leoni Schmid, da Index Florestal, abordou o tema Legislação Ambiental.

Voltado a engenheiros, representantes de entidades de classe, membros do CREAJr-PR, coordenadores de cursos de Engenharia e estudantes, o workshop realizado foi de participação gratuita.

Texto: Wanda Camargo

Postado em NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE.

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *