Curso de Arquitetura e Urbanismo e Design realizam atividade conjunta

Entre os dias 06 e 09 de fevereiro, a turma do terceiro período da manhã do curso de Design, em conjunto com os alunos do terceiro, quarto e quinto período da manhã do curso de Arquitetura e Urbanismo do UniBrasil Centro Universitário realizaram “Atividade Integrando Saberes”.

A proposta da atividade foi integrar os alunos dos cursos com o objetivo de desenvolver   propostas de intervenção no campus do UniBrasil. Os alunos foram separados em oito equipes, que verificaram quais seriam as necessidades prioritárias dos acadêmicos de toda a Instituição. Os temas para os projetos poderiam ser escolhidos pelas equipes:  desde mobiliário para o campus, comunicação visual, paisagismo, mobilidade e acessibilidade, arquitetura de interiores, projeto arquitetônico, dentre outros. As equipes apresentaram propostas diversificadas.

Para a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Isabella Soares Nascimento, o que mais surpreendeu foi que todas as equipes criaram possibilidades de intervenção no campus visando a melhoria dos espaços existentes, onde os alunos poderiam se encontrar, conversar, fazer trocas de ideias, interagir, realizar trabalhos em grupos, almoçar e até  mesmo se divertir.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Confira a seguir os projetos apresentados: Praça de Alimentação com “container”; Espaço para o Chá – com plantio de hortas e ervas aromáticas; Centro de Convivência dos alunos; Espaço UNIcultural – Revitalização da Sala  Leituras existente; Mural Interativo; Identidade para os blocos e corredores dos cursos; Proposta de Acessibilidade para todo o campus – inclusão de diversidade; Centro de Integração Universitário (CIU). As propostas foram apresentadas na metodologia PechaKucha em Power Point, através de croquis, desenhos técnicos e digitais.

Para a professora Ivana Paulatti, o projeto demonstrou a partir de pesquisas realizadas na ocasião, a necessidade que os alunos sentem em relação à falta de espaços que haja a integração entre cursos e alunos. Já o professor Fabio Luciano, a atividade acabou por mobilizar entorno de projetos de intervenção no campus da Instituição diferentes turmas, mesclando alunos em fases distintas de formação que apresentam um potencial interdisciplinar muito interessante. “Foi uma oportunidade de colocar em prática o que foi aprendido em sala nos períodos iniciais, seguindo uma perspectiva de formação acadêmica e profissional que relaciona a teoria e  prática, de forma a oferecer uma sólida formação humana e científica e, ao mesmo tempo, reproduzir as condições e desafios profissionais, que certamente farão parte da vida dos nossos alunos quando egressos”, diz o professor.

Segundo a professora Amanda Cieslak Kapp, que acompanhou a elaboração desenvolvimento e apresentações dos projetos, o trabalho direcionados ao campus, um espaço que se apresenta de maneira muito próxima e familiar ao cotidiano do aluno, e que apesar de bem estruturado e atender às necessidades dos alunos, professores e colaboradores, merece sempre ser pensado e aperfeiçoado. “O resultado desta mobilização foi um conjunto de propostas bastante viáveis ligadas à mobilidade interna, aproveitamento dos espaços, apresentação de soluções ambientais e construção de espaços de convivência, um tema comum a diferentes projetos”, comenta Amanda.

Postado em ARQUITETURA E URBANISMO, DESIGN, ESCOLA DE COMUNICAÇÃO, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS e tagged , , , , , , .

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *