Curso de Educação Física discute nova perspectiva do futebol

Alunos e professores do Curso de Educação Física do UniBrasil Centro Universitário receberão na próxima quarta-feira, 3 de abril, às 19 horas na Sala de Leituras, dentro das atividades do Projeto Academia UniBrasil, um palestrante que falará de um tema caro a praticamente todos os brasileiros, mas sob a ótica da Sociologia, sua área de formação.

Luiz Demétrio Janz Laibida é doutor em Sociologia, Pós Doutorando em Sociologia, com trabalhos na Universidade de Coimbra e Universidad Iberoamericana, Ciudad de México. É mestre em Sociologia e especialista em Gestão e Inovação de Educação a Distância. Sua palestra tem o tema “Raposas e Outsiders no futebol paranaense”, e certamente interessa a todos os apreciadores do esporte e estudiosos de Ciências Sociais.

Poder político e espetáculos populares sempre tiveram uma relação de muita proximidade, esporte faz parte desse universo e nele o futebol ocupa lugar destacado em nosso país.

O sociólogo Luiz Demétrio Janz Laibida pesquisou exaustivamente o tema, analisando “como se configuram as relações de poder, na estrutura genealógica e de reprodução do mesmo, no interior dos quatro clubes de futebol da capital do Paraná (Athlético, Coritiba, Paraná e J. Malucelli)”, bem como avaliou a composição da Federação Paranaense de Futebol “na esfera do poder”. Estudou, ainda as “relações entre a estrutura vigente dessas organizações e o poder político local, visto que, no Brasil, poucas regiões são tão expressivas pela dominação de grupos familiares como o Paraná, esta análise se justifica pela recorrência de vários nomes da política local que também se fazem presentes na elite do futebol”.

De seu trabalho resultou um livro: “Raposas e Outsiders no futebol paranaense: um estudo sobre relações de poder e genealogia”; que mereceu prefácio do jornalista, radialista e membro da Academia Paranaense de Letras, Carneiro Neto. E é o jornalista quem afirma:

“O autor mergulhou nas entranhas dos clubes, destrinchando a história de cada um, mas, sobretudo, voltado para os personagens que criaram, cultivaram e mantiveram a bola rolando durante tantos anos pelos gramados do nosso Estado. O levantamento dos fatos, a checagem cronológica dos acontecimentos, a qualificação dos tipos que se entregaram de corpo e alma a grandeza dos times nos primeiros tempos e o oportunismo dos dirigentes das últimas décadas quando o futebol passou a ser dominado pela mercantilização do espetáculo mais popular do país, tudo foi realizado com método. Sem perder de vista o folclore e a beleza natural do jogo de futebol”.

Polêmico, e partindo de uma visão pouco comum na esfera desportiva, o palestrante pretende despertar o interesse por uma melhor compreensão das atividades desportivas, em particular o futebol curitibano.

Diferentes visões, com as quais concordamos ou discordamos sempre serão relevantes para um melhor desempenho profissional. O palestrante Luiz Demétrio é um dos estudiosos que certamente valerá a pena ouvir.

Texto: Wanda Camargo

 

Postado em NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE.

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *