Curso de Psicologia realiza debate sobre drogas

O curso de Psicologia do UniBrasil Centro Universitário, em parceria com o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP/PR), promoveu na noite de quinta-feira (28/06), uma mesa-redonda com a temática “Novas Palavras e Diferentes Olhares sobre as Drogas”. O evento aconteceu no Auditório Edla Van Steen, nas dependências da instituição, e teve como objetivo falar sobre as drogas sob outro viés.

A mesa-redonda contou com a participação de cinco profissionais da psicologia que falaram sobre o assunto. Segundo a coordenadora do curso de Psicologia, Graciela Sanjutá Soares Faria, a proposta foi trazer uma série de diálogos e reflexões a respeito de estratégias preventivas contra o uso dessas substâncias, bem como formas de tratamentos psicológicos para os dependentes químicos.

“Além deste debate importante, contamos também com a apresentação musical do grupo HumanizaSom, formado por acadêmicos do curso de Psicologia”, contou a coordenadora.

Para a professora e psicóloga, Adriane Wollmann, participante da mesa-redonda, atualmente as drogas lícitas e ilícitas fazem parte do contexto diário de muitas pessoas. “A questão das drogas deve ser olhada de outra forma, além de qualquer tipo de julgamento. É preciso pensar que os indivíduos são muito diferentes e precisamos ter um leque diferente de oportunidades de tratamentos para que cada um consiga se adequar da melhor forma possível”, comentou a professora.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Segundo a conselheira do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR), Cemiramis Vedovatto, a discussão abordou outros aspectos – longe da perspectiva moralista ou proibicionista, mas com ênfase no cuidado e liberdade.

“É muito importante debater um diálogo com os alunos que serão futuros psicólogos e que vão se deparar com essa questão. Não importa o campo de atuação que eles tiverem, em algum momento esse tema irá passar em sua vida e é importante que ele tenha uma visão clara disso”, disse a convidada que destacou a parceria entre o UniBrasil e o CRP-PR. “Estar aqui hoje, dialogando com os futuros psicólogos, demonstra o compromisso que a instituição tem com a formação de seus alunos”.

O professor e psicólogo, Altieres Frei, também comentou sobre o evento. “Essa mesa-redonda trouxe a proposta de uma conversa mais ampliada, fazendo uma análise mais aprofundada sobre as questões sociais estruturais, para então falar sobre a droga”, concluiu.

Posted in NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, PSICOLOGIA, Sem categoria and tagged , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *