Cursos de extensão: por que voltar à sala de aula?

Se você quer se aprofundar em uma área de interesse, complementar algum conteúdo da graduação, se manter atualizado ou dar um upgrade no currículo, os cursos de extensão podem ser o caminho. Ofertados por instituições de graduação, eles são mais dinâmicos e se diferem das pós-graduações por terem uma carga horária reduzida.

Conhecer pessoas novas e ampliar o networking são outros benefícios de voltar às aulas

Existe diferença entre os cursos livres e os de extensão universitária. O primeiro tem certificado emitido por pessoa física ou empresa de treinamento, enquanto que o segundo é certificado por uma universidade. Porém, as universidades também podem oferecer os cursos livres.

A professora Liya Regina Mikami, diretora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Assuntos Comunitários do UniBrasil completa que os cursos de extensão são oferecidos de forma extracurricular e, inclusive, valem como horas complementares que são obrigatórias em cursos de graduação. Eles podem ser propostos por professores internos ou externos.

Networking

O curso de extensão também não deixa de ser uma espécie de experimentação. Alunos do Ensino Médio podem fazê-lo para sentir como é a graduação que pretendem cursar. Ou então, quem está fazendo um mestrado ou doutorado, pode fazer um curso de extensão para aprender mais sobre um determinado assunto e até complementar a tese.

Conhecer pessoas novas e ampliar o networking são outros benefícios de voltar às aulas. Os cursos permitem interagir com outros profissionais e mesmo participar de eventos como congressos, seminários e debates.

Alguns cursos de extensão podem ser gratuitos, mas quando demandam a presença de profissionais de fora da instituição, têm um custo. Lembrando que os alunos do UniBrasil têm descontos de 15% a 20% em relação aos alunos externos.

A professora Lyia lembra que alguns cursos são ofertados no formato de Educação à Distância (EAD) – que é diferente do formato remoto, no qual alguns cursos estão sendo realizados por causa da pandemia. “Temos um curso de Metodologia Científica em formato EAD que já está em andamento”, completa.

O UniBrasil também tem o UniLab, que é um laboratório de práticas voltado para cursos livres. De acordo com o Coordenador geral de pós-graduação, Alessandro Kinal, ele é aberto a toda comunidade e oferta cursos de curta e média durações, que têm alto impacto na experiência prática. “Eles trazem um viés mais técnico, mais específico e abrangem diversas áreas como Administração, Comunicação e Saúde. São cursos que podem vir agregar à comunidade em geral”, diz.

No momento, com a pandemia, todos os cursos estão sendo oferecidos de forma remota, mas com interação com o professor em tempo real, aulas gravadas, disponíveis para consulta.

Saiba mais sobre os cursos de extensão e o UniLab no site www.unibrasil.com.br

Postado em BLOG, BLOG HOME DESTAQUE, BLOG PÁGINA DESTAQUE e tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *