Dicas preciosas de como acalmar a ansiedade antes do vestibular

Dicas preciosas de como acalmar a ansiedade antes do vestibular

  • Vá dormir mais cedo na véspera

Para combater a ansiedade, o seu corpo precisa estar descansado. Quando estamos ansiosos, podemos sentir dificuldade de dormir. A dica, então, é ir para a cama no mínimo 1 hora antes do horário em que você dormiria em um dia normal.

  • Consuma comidas e bebidas saudáveis para acalmar

Falta de água pode aumentar a ansiedade, então lembre-se de levar uma garrafa de água para o local da prova. Tome bastante água na véspera também. Frituras, bebidas alcoólicas e café em excesso podem aumentar a ansiedade e devem ser evitados.

Ter uma alimentação saudável contribui para acalmar. Os ingredientes de alimentos integrais, açaí e chocolate podem controlar a ansiedade.

  • Escute uma música relaxante antes de entrar no local de prova

Se tem alguma música que te traz calma ou felicidade, escute-a antes de começar a prova, do lado de fora do local da sua prova. Você pode tentar se lembrar dela durante a prova para controlar o nervoso e a ansiedade.

  • Avalie se é bom combinar encontrar um amigo no local de prova

Se você encontrar um amigo ansioso antes da prova, combinem conversar sobre coisas boas. Falem sobre seriados, filmes, músicas, histórias engraçadas ou outro assunto que vocês gostam.

Não falem sobre o quanto vocês estão nervosos, sobre medo, matérias difíceis, notas em simulados e nada que possa aumentar a ansiedade.

  • Respire lentamente

Antes de começar a prova, separe cerca de 10 minutos – se quiser, com um alarme no celular antes de entrar no local de prova – para controlar a respiração. Inspire lentamente e expire no dobro do tempo. Se inspirar por 5 segundos, solte a respiração em 10 segundos.

Se o nervoso for muito grande durante hora da prova, dedique alguns minutos para esta prática, até que a sua mente fique mais sossegada.

  • Se precisar, saia da sala da prova para se acalmar 

Se o nervoso for grande, lembre-se de que você pode sair da sala quantas vezes quiser. Não há um limite de vezes. Vá ao banheiro, lave o rosto, feche os olhos e respire lentamente.

  • Não se apegue às questões difíceis

Ao encontrar uma pergunta que você não sabe responder, marque-a com algum sinal, e prossiga até encontrar uma questão que é fácil para você. Além disso, experimente começar a prova respondendo as questões da matéria que você mais gosta.

  • Lembre-se que não é o fim do mundo 

Se pensamos que é obrigatório mandar bem na prova de qualquer forma, a mente se acelera e ficamos ainda mais ansiosos e nervosos. Por isso, vale lembrar não é uma prova que irá decidir o resto da sua vida. Se você não for bem, poderá tentar de novo. Fique tranquilo e coloque algumas dicas em prática.

Boa prova!

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