Discentes do PPGD participam da última palestra do semestre

Na disciplina de ‘Filosofia do Direito’, sob a orientação do professor Bruno Lorenzetto, coordenador do PPGD, os discentes tiveram a oportunidade de participar da palestra da Professora convidada do UniBrasil, Dra. Carmen Hein Campos, que discorreu sobre os “Novos ou velhos arranjos do conservadorismo jurídico no Brasil?”.

A integrante do Consórcio Lei Maria da Penha fez um breve resgate da definição do conservadorismo, para compreender a conjuntura do país, entre 2019 a 2021, tendo como foco o discurso anti-gênero.

Para isso, a docente, em conjunto com o seu orientando, fez um levantamento de mais de mil portarias, decretos e resoluções da Legislação Administrativa do Ministério da Mulher e dos Direitos Humanos e da Presidência da República. O intuito da pesquisa era entender se, de fato, o discurso anti-gênero tinha se tornado uma política.

A professora Carmen Hein Campos chegou a conclusão de que os termos “gênero” e “Violência baseada em gênero” desapareceram  das políticas públicas, que estão atrelados a onda do conservadorismo latino-americano.

A partir destes elementos, a pesquisadora ansiava responder o seguinte questionamento: qual o impacto do discurso da moralidade, vinculado à discussão de Gênero e Sexualidade, no Direito?

Tendo em mente que o conservadorismo, nas palavras da professora, nada mais é do que a reação aos ideais revolucionários, como forma de manter uma ordem social, cultural e jurídica. 

Confira nas fotos por Gabrielle Cordovi | Marketing UniBrasil.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Postado em BLOG, BLOG HOME DESTAQUE, BLOG PÁGINA DESTAQUE, COMUNIDADE, DIREITO, ESCOLA DE DIREITO, ESPECIALIZAÇÃO, INTERNACIONALIZAÇÃO, MESTRADO, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, PÓS GRADUAÇÃO, UniBrasil.

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe um comentário