A professora Marlise Lima Brandão, integrante do curso de Enfermagem do UniBrasil Centro Universitário, concluiu recentemente seu doutorado no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Sua tese, intitulada “Síndrome Pós-Covid-19 Aguda: fatores de risco e de proteção, e seus desafios para a assistência no Sistema Único de Saúde (SUS)”, foi orientada pelo professor Adriano Marçal Pimenta e avaliada por uma banca composta por pesquisadores de destaque nacional.
O estudo investigou os impactos da Síndrome Pós-Covid, também conhecida como Covid Longa, condição que permanece como um dos maiores desafios de saúde pública no Brasil e no mundo.
Para a professora Marlise, o doutorado representou uma conquista pessoal e profissional. “Cursar o doutorado foi a realização de um sonho. Sempre desejei ser pesquisadora e, ao longo da trajetória, descobri também minha paixão pela docência. O doutorado me permitiu unir essas duas vocações: avançar na pesquisa e preparar futuros profissionais”, destacou.
O percurso, no entanto, exigiu resiliência. “Superar o cansaço foi um dos maiores obstáculos. Fazer pesquisa no Brasil é árduo e desafiador, mas com dedicação se tornou possível”, afirmou.
Durante a jornada, o apoio do UniBrasil foi essencial. “A instituição se tornou minha segunda casa durante esse processo. Trabalhar em tempo integral e, ao mesmo tempo, concluir o doutorado só foi possível graças ao incentivo da coordenadora, professora Angelita Visentin, e dos colegas. O suporte deles foi fundamental”, ressaltou.
Segundo a docente, os aprendizados já estão sendo levados para a sala de aula. “Procuro compartilhar minhas experiências com os estudantes e mostrar que a formação acadêmica exige disciplina, comprometimento e responsabilidade, mas também nos desafia a sair da zona de conforto para crescermos como pessoas e profissionais”, concluiu.
O UniBrasil celebra a conquista da professora Marlise Lima Brandão, que representa não apenas sua dedicação individual, mas também o compromisso institucional com a excelência acadêmica, a pesquisa científica e o avanço da educação em saúde.