Egressa de Psicologia do UniBrasil se torna mestre pela UFPR

Maria Jacqueline Biermeier defendeu sua dissertação de mestrado que abordava o Burnout como tema   

Recentemente, Maria Jacqueline Biermeier, egressa do curso de Psicologia do UniBrasil, defendeu sua dissertação de mestrado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).  

Maria Jacqueline se formou no UniBrasil em 2021 e tem a Psicologia como segunda graduação. Anteriormente, em 2005, ela se formou em Administração de Empresas também pela instituição.  

A psicóloga destaca a importância do UniBrasil para sua formação acadêmica e profissional. “O UniBrasil sempre foi para mim um lugar de boas sensações, confiança e segurança que eu estava sendo bem conduzida. Foram esses os motivos que me fizeram retornar para mais uma formação acadêmica. Eu sou muito grata a todos os professores que fizeram parte da minha jornada. Coloco de maneira especial o Prof. Dr. Pedro Guilherme Basso Machado, Profa. Dra. Graciela Sanjutá, Profa. Dra. Fernanda de Ferrante, professores em quem encontrei apoio para entrar no Mestrado e as palavras deles estavam muito vivas em mim enquanto eu escrevia minha contribuição científica. Rendi agradecimentos a eles na minha dissertação. Eles têm um lugar todo especial no meu coração. Também agradeço muito a Profa. Samanta Forti. Ela me ajudou com o projeto de Mestrado, me atendeu nas minhas dúvidas e se mostrou animada com minha decisão de tentar a vaga do Mestrado.” 

O título da dissertação de Maria Jacqueline foi “Análise Crítica da Teoria da Síndrome de Burnout” e ela explica o porquê escolheu essa temática. “Eu passei pelo burnout em 2011 e essa dor tão grande acabou sendo um motor para estudos profundos quanto ao tema. A busca por entender melhor começou na graduação de psicologia, mas algo ainda me incomodava muito, e eu não entendia o quê. Fui para o Mestrado com o pensamento de encontrar o que estava errado com a teoria da psicologia hegemônica e para minha felicidade eu encontrei. Minha orientadora me apresentou a Teoria da Economia Política e a da Psicologia Crítica do Trabalho. Aí eu entendi o que eu estava buscando e pude tecer 16 críticas à atual teoria do burnout.”  

Atualmente, ela está atuando na área e fala um pouco mais sobre sua carreira. “Me identificava muito com a psicanálise, mas encontrei na abordagem EMDR mais artifícios para operar com os pacientes. É uma abordagem que prepara muito bem para atuação com ansiedade, fobias, traumas simples e complexos, além de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Meu principal público são pessoas com esgotamento profissional ou já com diagnóstico de burnout.”  

Maria Jacqueline é mais uma profissional com o selo UniBrasil que está trilhando uma linda trajetória no mundo. Uma vitória pessoal, mas também o resultado de uma caminhada de muita dedicação na graduação.  

Postado em BLOG, BLOG HOME DESTAQUE, BLOG PÁGINA DESTAQUE, ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, PSICOLOGIA, UniBrasil.

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário