Egressos do UniBrasil participam da produção de livro infantil abordando ações em prol dos ODS

A Irmandade Evangélica Betânia (IEB) está lançando o livro “Salve o Planeta – Você pode ajudar”, obra de autoria da diaconisa da instituição, Anne Steininger. O livro infantil de autoria da diaconisa, que atua há mais de 50 anos do Brasil, também teve a colaboração de dois ex-alunos do Centro Universitário UniBrasil, o designer, Lucas Chueire e o jornalista, Clayton Rucaly.

O livro em questão foi escrito por Anne, que contou com a participação gráfica e da montagem do conteúdo por Lucas Chueire. As ilustrações da obra, por sua vez, foram feitas por ela em parceria com o jornalista e ilustrador Clayton Rucaly. “Foi um trabalho em conjunto que rendeu uma ótima experiência para todos”, conta Anne.

Essa não é a primeira vez que a Irmandade Betânia produz trabalhos em parceria com alunos e ex-alunos do UniBrasil. No primeiro semestre deste ano, a turma do 5º período de Publicidade e Propaganda realizou uma atividade em conjunto com a instituição. Segundo a coordenadora de Comunicação e Mobilização de Recursos da Irmandade Betânia, ações que envolvam estudantes, instituições de ensino e a entidade, é bem vista pela equipe da direção da IEB, pois mostra que a organização está adquirindo reconhecimento local pela sua atuação. “A cada nova parceria e trabalho em conjunto, é uma oportunidade de se fazer conhecida para fora e também trocar experiências e expertise”, afirma.

O livro

Ao longo da história, a autora aborda ações práticas em prol da preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável. O livro é um dos primeiros a debater o tema dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com as crianças. Também traz dicas sobre como preservar o meio ambiente de maneira fácil e com ações simples e sustentáveis do cotidiano. De acordo com a autora, o material pode ser trabalhado tanto em ambiente familiar entre pais e filhos, quanto em ambiente escolar, tudo isso de uma maneira leve e descontraída.

A escritora, Anne, nasceu na Alemanha e atua no Brasil como diaconisa há quase 50 anos atendendo comunidades vulneráveis com ênfase em especial às crianças. Nos últimos anos, tem se dedicado ao trabalho de conscientização das pessoas a respeito da preservação do meio ambiente e o livro é fruto de uma série de trabalhos realizados por ela no Centro de Educação e Inclusão Social Betânia (CEISB). “Inicialmente, eu falava com as crianças do CEISB a respeito de maneiras simples de preservar o meio ambiente. Um dia, tive a ideia de usar o Diaconildo, o mascote da Irmandade, para ser o personagem de um livro que ilustrava tudo o que nós já estávamos estudando”, conta Anne.

A obra foi produzida em parceria com a Editora Juruá e estará sendo vendido no evento por R$ 19,90. De acordo Anne, o valor total arrecadado será redirecionado para os trabalhos sociais e educacionais da Irmandade.

Os ODS

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável é uma pauta criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) que busca em 17 objetivos trazer igualdade, desenvolvimento para a sociedade, conscientização e preservação do meio ambiente. Essa agenda tem a meta de até 2030 atingir esses objetivos. O livro “Salve o Planeta – Você pode ajudar” é uma ferramenta que pode ser usada para tratar do assunto com as novas gerações.

O evento de lançamento do livro foi realizado no dia 26 de setembro, na  Pousada Betânia. Para adquirir o livro, acesse: www.jurua.com.br.

Texto: Irmandade Betânia

 

Postado em BLOG, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE, UniBrasil e tagged , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *