Enfermagem promove exposição de trabalhos realizados na disciplina de Projetos Integradores

Na manhã de segunda-feira (10/06), o curso de Enfermagem do UniBrasil Centro Universitário promoveu a I Exposição de Projetos Integradores, com trabalhos realizados pelos acadêmicos do 1° período do curso no turno da manhã.

A exposição é uma forma de mostrar o desenvolvimento/aprendizado adquirido pelos acadêmicos durante o processo de ensino e estudo de uma disciplina inovadora denominada Projeto Integrador – Comunicação.

A disciplina propiciou o desenvolvimento de produtos de comunicação em saúde e em enfermagem incentivando os acadêmicos a adquirirem novos conhecimentos, assim como proporcionou o progresso de competências e habilidades necessárias na formação do profissional enfermeiro.

Conheça os seis projetos integradores:

PROJETO BONECO MAGNO E MAGNA

Brinquedo Magno (a): É um boneco, que possui os órgãos necessários para o procedimento cirúrgico “Ponte de Safena”, a qual ele será aberto na região do peito e na região da perna, para que possa ser feita a explicação de como será realizada a cirurgia e esclarecendo todas as dúvidas do paciente. Objetivo do brinquedo: Esclarecer todas as dúvidas do paciente que não obteve a informação, ou não tem ideia de como será o procedimento, explicando ao mesmo, passo a passo do procedimento. Deixando-o mais calmo para que as coisas sejam mais fáceis na hora da cirurgia.

PROJETO AMIGOS DA LIBRAS

Este projeto consiste em ajudar na comunicação entre o paciente surdo/mudo e o profissional da saúde em uma consulta na triagem em uma unidade de saúde. A triagem é um processo pelo qual se determina a prioridade do tratamento do paciente pelas suas características com base na gravidade de seu estado.

Para esse processo de triagem, a equipe propôs uma breve ideia a ser apresentada. O projeto Amigos da Libras destaca-se logo de início na consulta, contendo perguntas com curtos GIF’s (animações) em datilologia e em sinais em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), a fim de analisar e delegar sua prioridade de atendimento equivalentemente a um paciente sem nenhuma deficiência auditiva.

PROJETO AMIGUINHOS DAS CRIANÇAS

O objetivo do projeto é melhorar a comunicação entre a criança, o profissional de saúde e os familiares da criança durante a imunização, para a criança sentir-se mais confortável na sala de vacina, para ela sentir que é algo bom para ela e não algo que cause medo e pavor.

O método utilizado será um jaleco colorido e personalizado (com ursinhos de pelúcia), uma seringa de 60 ml em forma de chocalho e outra menor de 20 ml com gel, um casal de bonecos com roupas para melhor assepsia, um carimbo para crianças de 0 a 8 anos. Será empregado na sala de vacina para distração e familiarização da criança.

PROJETO JOGO DE DOMINÓ PARA GESTANTES

Tem como objetivo orientar as gestantes brasileira e estrangeiras durante o pré-natal de uma forma mais dinâmica e comunicativa para que se sinta confortável nesta nova fase da vida.

PROJETO JOGO DE TABULEIRO ENFERMAGEM AO COMBATE

Tem como objetivo trabalhar a comunicação entre equipe de enfermagem e enfermeiro através de um Jogo de Tabuleiro com perguntas e respostas de acordo com Situações Problemas entre enfermeiro e equipe.

PROJETO APP CURATIVANDO

O aplicativo trata sobre curativos para pacientes que passaram por cirurgias recentemente, com finalidade de esclarecer as dúvidas dos acompanhantes, possibilitando a correta recuperação da mesma maneira a garantir que os procedimentos sejam executados com materiais e métodos corretos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Postado em ENFERMAGEM, GRADUAÇÃO, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS EM DESTAQUE e tagged , , , , .

UniBrasil Centro Universitário

Ver post porUniBrasil Centro Universitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *